Tecnologia

Fone de ouvido Harman Kardon Soho

Avaliação de Airton Lopes/ Combinando aço inoxidável e couro legítimo, o design deste fone de ouvido compacto, da Harman Kardon, prima pela elegância e ótima construção. As articulações metálicas permitem dobrar o fone para guardá-lo em um estojo rígido semelhante a um porta-joias com apenas 4 centímetros de altura. A espuma macia das pequenas conchas […]

1

1

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 19h08.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes/ Combinando aço inoxidável e couro legítimo, o design deste fone de ouvido compacto, da Harman Kardon, prima pela elegância e ótima construção. As articulações metálicas permitem dobrar o fone para guardá-lo em um estojo rígido semelhante a um porta-joias com apenas 4 centímetros de altura. A espuma macia das pequenas conchas retangulares exerce uma pressão suave sobre a orelha, mas o conforto para ouvir música por horas não é garantido para todos os formatos de cabeça. No INFOlab, a maioria dos profissionais que o testaram não sentiu desconforto, mas houve quem se queixasse de uma leve dor no topo do crânio após o uso prolongado.

A qualidade de áudio para um fone compacto com drivers de 30 milímetros é boa. O equilíbrio de frequências é satisfatório, porém sem uma definição espetacular nos graves e agudos. Uma característica do Soho é a vedação acústica deficiente.

Avaliação de Lucas Agrela/ Como de costume para a fabricante Harman Kardon, o grande diferencial do Soho está em seu design refinado. Sem dúvidas o acessório se destaca da maioria à primeira vista. Ele até parece ser frágil, mas não é. Sua estrutura de aço inoxidável é resistente, assim como suas dobradiças que passam segurança.

Ele é bastante leve, pesando apenas 142g, algo que favorece a mobilidade do produto. Quando o colocamos, mal sentimos que ele está na cabeça — ao menos por curtos períodos. Há um controle integrado ao cabo que permite trocar de faixa ou aumentar e reduzir o volume do som. No entanto, isso funciona somente em dispositivos da Apple, como o iPhone, iPad e iPod. Em aparelhos com sistema Android, os controles servem somente para atender chamadas e iniciar ou pausar a reprodução da biblioteca musical.

O design das conchas é impressionante e há mais dentro delas do que você imagina. Elas são presas ao arco por magnetismo de uma forma que parecem mesmo estarem grudadas. Mas basta um puxão segurando a concha e o arco ao mesmo tempo para descobrir que o fio pode ser trocado, o que justifica a existência de dois cabos na caixa, um com controles de mídia e outro sem.

Foto por: INFO

Os fios do fone saem das duas conchas para se encontrarem alguns centímetros a frente, como muitos fones mais antigos. O cabo, entretanto, pode se enrolar facilmente, mas como não tem um design de conexão comum, não é possível trocá-lo por um  que seja achatado (flat), o que evitaria esse problema.

Som

A qualidade de áudio do Soho é boa, mas pode desagradar quem busca por um fone de ouvido que ressalte frequências graves. A resposta de frequência é grande, indo de 16 a 20 mil Hz, mas o destaque está nos sons médios e agudos. Sendo assim, ele é mais indicado para ouvir músicas "leves", talvez música pop, clássica, MPB, entre outros gêneros. Já heavy metal, hip hop e música eletrônica não terão muito brilho neste acessório.

Apesar da falta de destaque, o grave não é de todo mal e em muitas situações é possível ouvir bem essa frequência se ela não for predominante. No entanto, há um bom equilíbrio entre agudos e médios, como era de se esperar de um fone com o tamanho de seus drivers (30mm).

Isolamento

O ponto forte do Soho não é o isolamento sonoro e também há bastante vazamento de áudio. Ou seja, em um ambiente barulhento, você terá que aumentar o volume da música, o que pode gerar vazamento sonoro, incomodando as demais pessoas em uma sala ou escritório.

Isso deixa claro que o mais indicado é ouvir músicas em um local pouco barulhento e em um volume baixo. Sendo assim, ele é um acessório voltado para a apreciação musical em casa ou em um lugar tranquilo. Transporte público e ambientes de trabalho em geral talvez não sejam os locais mais indicados para o uso do Soho.

Isso tudo acontece devido ao reduzido tamanho de suas conchas, que, apesar de confortáveis devido ao um eixo que as fazem girar em 180°, não são capazes de isolar o som, tanto de fora para dentro, como de dentro para fora.

Considerações Finais

O Harman Kardon Soho é um acessório de design impressionante. Certamente seu visual pode ser um forte atrativo para a compra, apesar do preço de 800 reais. Sua resistência e dobradiças para o transporte, aliado a uma caixa que vem com o produto, são outros pontos favoráveis do fone. Ele deixa a desejar no quesito qualidade sonora para alguns estilos, conforme descrito acima. Contudo, se você busca por um companheiro diário para a apreciação musical, o Soho é uma escolha interessante.

 

Ficha técnica

FormatoOn-ear
Resposta de frequência 16 - 20.000Hz
Sensibilidade [dB/mW]100
Impedância [ohms]32
Tamanho dos drivers [mm]30
Tipo de conectorP2 (3,5 mm)
Peso142g

Avaliação técnica

PrósVisual, design compacto, boa construção
ContrasPouco isolamento sonoro
ConclusãoFone com design excelente e dedicado a apreciação musical
Áudio8,0
Redução de ruído e isolamento6,0
Conexão7,0
Design8,6
Média7.8
PreçoR$ 799
Acompanhe tudo sobre:Dispositivos de SomFones de OuvidoGadgetsHarman KardoniOSiPhoneiPodMúsicaReviewsReviews INFO

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame