Evento bombástico da Apple na terça pode ter U2 e novo iPad

Junto com o iPhone 6 e o iWatch, a Apple pode revelar um novo iPad na terça-feira. E a apresentação pode até contar com Bono Vox e a banda U2

	The Edge e Bono Vox: ninguém confirma, mas há indicios de que o U2 estará no evento da Apple
 (Mark Metcalfe/Getty Images)
The Edge e Bono Vox: ninguém confirma, mas há indicios de que o U2 estará no evento da Apple (Mark Metcalfe/Getty Images)
M
Maurício GregoPublicado em 05/09/2014 às 11:02.

São Paulo -- Tudo indica que o evento da Apple na próxima terça-feira vai ser uma apresentação bombástica, com muitas novidades. Além do iPhone 6 e do iWatch, é possível que a empresa revele novos modelos do iPad. E há indícios de que a banda U2 pode participar.

A capacidade de inovar da Apple vem sendo questionada desde a morte de Steve Jobs. E a empresa vai fazer tudo o que puder para mostrar que ainda é líder em inovação. Assim, podemos esperar um belo espetáculo na terça-feira. 

O evento da Apple acontece em Cupertino, no Vale do Silício, não muito longe da sede da empresa. Começa às 14h (horário de Brasília) com cobertura ao vivo de EXAME.com.

Usualmente, a Apple faz dois eventos separados no segundo semestre. No primeiro, em setembro, apresenta os novos modelos do iPhone. O outro encontro, em outubro, tem foco no iPad.

Mas o bem informado analista de mercado Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, diz que neste ano será diferente. Ele afirma que Tim Cook e sua equipe vão apresentar novos modelos do iPad já na terça-feira. 

Num relatório obtido pelo site Apple Insider, Kuo diz que “só o iPad Air 2 trará aperfeiçoamentos importantes”, dando a entender que o iPad mini 2014 vai ser similar ao modelo atual.

Segundo Kuo, o iPad Air 2 vai ter nova tela antirreflexiva. Será muito bem vinda, já que os reflexos na tela do iPad realmente incomodam. O processador será o A8, que também deve estar no iPhone 6. Haverá um sensor de impressões digitais Touch ID como o do iPhone 5s, outro item que estará também no iPhone 6.

Kuo diz, ainda, que a Apple vai oferecer, pela primeira vez, uma opção de acabamento dourado no iPad. Ele diz que o novo iPad mini também “pode“ ter um sensor Touch ID. Mas se mostra pouco confiante em que isso vá mesmo acontecer.

Desaceleração

O mercado tem dado menos atenção aos tablets ultimamente. Agora que há tantos smartphones com tela de 5 polegadas ou mais, menos gente se sente motivada a comprar um novo tablet.

O ciclo de atualizações desses gadgets é mais longo que o dos smartphones, o que tem feito as vendas se desacelerarem. E, para completar, os notebooks seguem firmes como opção número um para quem precisa de um teclado para trabalhar. 

Nesse cenário, talvez a Apple tenha avaliado que um evento focado no iPad poderia ser decepcionante, afetando negativamente sua imagem. 

Nesse caso, é uma boa decisão mostrar os novos iPads no lançamento do iPhone 6, quando as chances de impressionar o público são maiores.

Bono Vox e o U2

Nesta semana, surgiu a suspeita de que a banda irlandesa U2 pode ter alguma participação no evento da Apple na terça-feira. Houve uma filmagem na Irlanda, em que um ator aparecia usando um smartphone enquanto uma música do U2 tocava nos alto-falantes.

O cantor Julian Lennon (filho de John Lennon), que é amigo de Bono Vox, disse, na Espanha, que o pessoal do U2 estava gravando um comercial para a Apple. O U2 já teve uma parceria com a Apple antes. Houve até uma edição especial do iPod com o tema U2.

Para completar, Jimmy Iovine, executivo da Beats que agora trabalha para a Apple, já produziu dois discos do U2 e tem boas relações com a banda. Seria a pessoa ideal para retomar a antiga parceria.

Com todas essas evidências, a notícia correu o mundo na quinta-feira. Depois disso, um agente do U2 deu uma entrevista ao jornal britânico The Indepentent dizendo que não estava sabendo de nenhum envolvimento da banda com o lançamento da Apple. 

A matéria com a entrevista foi publicada, mas foi removida do site do jornal pouco depois, o que só aumentou as suspeitas de que realmente existe algo entre a Apple e o U2. Há quem diga que um novo álbum do U2 virá pré-carregado no iPhone 6.

De qualquer modo, com ou sem Bono Vox e companhia, o evento de terça-feira promete. Acompanhe nossa cobertura ao vivo a partir das 14h (horário de Brasília).