EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.
SÃO PAULO - A partir de julho, entram no ar duas novas iniciativas dos Correios no combate à exclusão digital: o EEP - Endereço Eletrônico Permanente; e a instalação de mais 5 690 terminais para acesso gratuito à internet em suas agências.
Estes terminais, segundo os Correios, serão instalados em 5 366 agências de todo o país. Neles, o usuário poderá acessar gratuitamente todos os sites e serviços do governo disponíveis na internet - mas, para conferir outras páginas, terá que pagar uma taxa, ainda não divulgada. A empresa também ainda não definiu quanto tempo de conexão será liberado para cada internauta.
Já o EPP funcionará como um webmail, ou seja, não precisará necessariamente ser acessado apenas nas agências dos Correios. O projeto está em fase de licitação, onde a empresa irá definir quem será responsável pela hospedagem e pelas soluções que serão utilizadas no sistema de correio eletrônico. De qualquer forma, o e-mail gratuito oferecerá os seguintes serviços: envio e recebimento de mensagens e arquivos eletrônicos; armazenamento de mensagens; catálogo de endereços; inclusão automática de assinatura; acesso a contas cadastradas em outros provedores; criação de pastas personalizadas; bloqueio de remetentes; controle de recebimento de mensagens; corretor ortográfico; calendário e agenda de compromissos e antivírus.
Com esta nova fase do e-Post, que é como os Correios chamam seu projeto de inclusão digital, a empresa quer atender a 1,2 milhão de usuários no primeiro ano, chegando a 4,2 milhões em 2004.