Tecnologia

Dell S2740L

Avaliação de Lucas Massao / Caprichando no acabamento, a Dell lança o S2740l, um monitor com ótima qualidade de imagem e visual elegante. Corpo e construção A primeira coisa que salta aos olhos no monitor não é sua qualidade de imagem, mas sim seu acabamento. O painel de vidro no lugar das tradicionais molduras e […]

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 10h00.

logo-infolab

Avaliação de Lucas Massao / Caprichando no acabamento, a Dell lança o S2740l, um monitor com ótima qualidade de imagem e visual elegante.

Corpo e construção

A primeira coisa que salta aos olhos no monitor não é sua qualidade de imagem, mas sim seu acabamento. O painel de vidro no lugar das tradicionais molduras e a construção em Black piano trazem um ar de elegância para o ambiente. O suporte de fixação que acompanha o monitor só possui regulagem de angulação, mas as 27 polegadas do monitor conseguem suprimir o problema, o suporte pode ser removido caso o usuário queira instalar o monitor na parede.

A construção do aparelho, apesar da elegância, apresenta dois problemas que afetam diretamente a utilização.

Usabilidade

O primeiro deles é o painel de vidro.  Mesmo ganhando em visual, o monitor apresentou uma alta taxa de reflexão. O efeito se torna muito evidente em ambientes iluminados e incomoda bastante durante o uso.  A situação melhora, mas não por completo, em ambientes menos iluminados. Um detalhe interessante dessa construção são os filetes de RGB (vermelho, verde, azul) que podem ser observados quando sentamos a frente da tela, porém isso não chega a incomodar em nenhum momento.

O segundo problema de construção que afeta diretamente a utilização do aparelho é a localização dos conectores. Eles estão na parte traseira do monitor e são voltados para baixo, o efeito prático é uma dificuldade para acessar as conexões sem ter que levantar o monitor, tentar conectar as cegas ou passar a cabeça por baixo da tela.

Por sinal, o Dell S2740l possui conexões HDMI, D-Sub, USB tipo-b (para utilizar o monitor como hub) e 2 portas USB 2.0.  É interessante destacar que as duas portas USB não podem ser utilizadas caso o monitor não esteja conectado em algum computador.

A qualidade das imagens foi excepcional quando utilizamos a conexão HDMI. Com bom nível de contraste de cor e imagens fluidas graças ao tempo de resposta de 7 milissegundos. Nos testes do INFOlab, o monitor se saiu bem no contraste e obteve um resultado mediano no teste de saturação de branco.

É fácil trocar de entrada, para alternar entre VGA, HDMI ou D-Sub basta apertar 3 botões.  Em ambas as conexões a qualidade de imagem foi muito boa, mas inferior a aquela apresentada pelo HDMI.

Outro ponto positivo é o consumo de energia. No modo normal, o valor ficou em torno de 24 W. O monitor possui o modo Energy Smart, com ele o consumo cai para 20 W.

<

h3>Configurações de usuário 

Os menus que dão acesso às configurações estão elegantemente posicionados no canto inferior direito do monitor e possuem boa resposta ao toque. Ao pressionarmos um dos botões, a tela de menu aparece e já fornece atalhos para as principais configurações como controle de brilho e contraste e modos de utilização.

Aliás, os modos de cena conseguem adaptar a boa qualidade de imagens em diferentes situações. Por exemplo, os modos de jogos e filmes utilizam o unsharp que reforça a borda das imagens, melhorando a sua nitidez. Fora desses parâmetros, a qualidade da imagem fica comprometida. Também estão disponíveis os modos: Leitura, com iluminação reduzida, warm, prioriza as cores quentes, cool, prioriza as cores frias e custom onde a escolha de cores fica na mão do usuário.

O monitor acompanha um CD de instalação que contém o Dell Display Manager. O software não é muito útil, mas adiciona algumas funções interessantes como mudar o modo de cena quando algum programa específico é aberto e pré definir a configuração das janelas abertas.

Considerações finais

Se você está disposto a gastar mais de mil reais em um monitor, o Dell S2740l é uma boa opção. Obviamente, os defeitos de reflexo e posição dos conectores incomodarão a experiência que o usuário final vivenciará, mas não conseguem desqualificar a ótima qualidade de imagem oferecida.

Ficha técnica

Tela27 polegadas
TecnologiaLED/IPS
Resolução1.920 por 1.080
Contraste dinâmico8.000.000:1
Tempo de resposta7 ms
Entradas1 HDMI, 1 DVI, 1 D-SUB, 2 USB 2.0, 1 USB-b, 1 VGA
Peso7,75 kg

Avaliação técnica

PrósBelo acabamento, baixo consumo de energia.
ContrasConexões de difícil acesso, vidro frontal reflete muita luz.
ConclusãoApesar do fato que os contras irão influenciar diretamente a experiência do usuário, a qualidade de imagem e o design justificam a compra.
Imagem8,4
Configuração8
Design 8,5
Média8.3
PreçoR$ 1.283
Acompanhe tudo sobre:DellMonitores

Mais de Tecnologia

Meta supera expectativas no balanço, mas novos projetos deixam investidores apreensivos

União entre Republicanos e Democratas contra o TikTok mostra o quão difícil é banir um aplicativo

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

Android é melhor que Apple? Para o consumidor chinês, sim

Mais na Exame