Tecnologia

Nikon Coolpix A

Câmera semiprofissional que encolheu até caber no bolso, a Coolpix A tem uma qualidade de imagem surpreendente. Com controles manuais típicos de uma DSLR, ela pode agradar a fotógrafos experientes e iniciantes. As fotos feitas durante os testes no INFOlab foram as melhores já gravadas por uma câmera compacta. As imagens se destacaram pelas cores equilibradas e […]

Coolpix A

Coolpix A

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2013 às 19h39.

logo-infolab

Câmera semiprofissional que encolheu até caber no bolso, a Coolpix A tem uma qualidade de imagem surpreendente. Com controles manuais típicos de uma DSLR, ela pode agradar a fotógrafos experientes e iniciantes. As fotos feitas durante os testes no INFOlab foram as melhores já gravadas por uma câmera compacta. As imagens se destacaram pelas cores equilibradas e pelo pouco ruído.

A lente da Coolpix A foi projetada para captar os menores detalhes sem interferir na mobilidade da câmera. Mas esse tratamento especial demandou alguns sacrifícios: a lente é fixa (18,5 mm) e não tem zoom. Por outro lado, o ângulo de visão amplo da objetiva é bom para fotos de paisagem.

Ela não é tão boa para vídeos e cenas movimentadas, por causa do autofoco lento e da ausência de um sistema de estabilização de imagem. Ela mostra seu lado de câmera avançada também nas conexões: há espaço para acessórios como flash, GPS e Wi-Fi.

A Nikon não deu margens para simplificação na interface do sistema de controle, que é praticamente igual ao de uma de suas DSLRs. Claro, isso significa uma multidão de botões que ocupa todo o espaço disponível no corpo, incluindo o Fn primário na frente.

Avaliação Lucas Agrela: A Coolpix A é uma ótima câmera. Entretanto, o seu alto custo pode não justificar a praticidade de ter um equipamento portátil.

Contudo, as imagens capturadas com ela apresenta uma qualidade acima da média para as semiprofissionais com esse tamanho. No entanto, os vídeos já não têm a mesma vantagem. Sendo assim, ela é uma boa escolha para quem busca um aparelho pequeno que tire boas fotos, sem se preocupar com vídeos profissionais.

A capacidade Wi-Fi dessa câmera, através do adaptador móvel sem fio WU-1a, é interessante, mas só pode ser usada com aparelhos iOS ou com dispositivos com sistema operacional Android. O aplicativo Wireless Mobile Utility deve ser instalado no dispositivo antes que ele possa ser usado com esta câmera. Para compatibilidade e instalação de um aplicativo disponível para Android e iOS.

Com isso, as fotos podem ser transferidas da câmera para um smartphone. 

Design

A Nikon parece buscar modelos cada vez menores para acompanhar o mercado de fotografia que agora também conta com a concorrência de smartphone com configurações poderosas, como é o caso do Lumia 1020, que tira fotos em resolução de 41 MP.

Em termos de construção, o que diferencia a Coolpix a das outras point-and-shoot é o seu ótimo acabamento. O corpo feito em alumínio é, sem dúvidas, muito melhor do que um feito em plástico.

A câmera é confortável de se usar, mas não dá para fazer milagres em um corpo tão pequeno com tantos botões de controle. Por vezes, sem querer, apoiamos o dedo sobre a lente ao ajustar o foco.

Imagens

Acima da média, as imagens capturadas com a Coolpix A apresentam pouco ruído, ou seja, com ótima definição. Isso pode agradar tanto fotógrafos iniciantes quanto profissionais.

O foco da lente pode ser alterado manualmente, com um anel de controle, mesmo quando o sistema de autofoco está ativo

Os detalhes finos são consistentemente mantidos ao longo de todos os planos e de toda a extensão da imagem. Seguindo a tradição das DSLR da Nikon, essa Coolpix apresenta uma rendição de cor natural e agradável, sem exageros.

Com ISO 800, o ruído já deixa marcas evidentes na imagem. A perda de detalhes se torna impossível de ignorar no ISO 3200.

Ela também lida bem com cenas de amplo contraste (embora as zonas mais escuras percam um pouco de detalhe). A câmera tem a vantagem de fazer compressão RAW em 14 bits, superior ao de alguma s DSLR de entrada.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Vídeo

Mesmo filmando em 1080p em todos os padrões reconhecidos de FPS (NTSC, PAL-N, PAL-M, etc), a câmera não está entre as gravadoras mais práticas. Todos os ajustes de exposição devem ser feitos antes do início da filmagem. Ela peca especialmente pela falta de entrada para microfone, limitando as gravações às amadoras.  O autofoco dela é um pouco lento, o que prejudica na gravação de imagens em movimento.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Z426G8WhD2I%5D

Considerações finais

O equipamento é uma boa escolha para quem quer alta qualidade de fotografias e um aparelho compacto. Talvez seja uma boa opção para quem viaja com frequência. Entretanto, opções mais econômicas – com qualidade um pouco inferior – são as Panasonic Lumix DMC-GF5Canon PowerShot SX50 HS e a Fuji XF1.

Ficha técnica

Sensor:16 MP
Zoom Ótico:Não tem
Gravação:1080p
LCD:3 polegadas
Peso:297 g

Avaliação técnica

PrósÓtima qualidade de imagem, compacta e bom design
ContrasMuito complicada para iniciantes e falta de zoom
ConclusãoAssim como o preço, a qualidade das imagens está acima da média da categoria
Imagem:9,1
Objetiva:8,0
Visor:8,2
Design:8,0
Média8.4
PreçoR$ 5.999

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores