Tecnologia

Com nova ferramenta, YouTube entra no território do TikTok

Nova ferramenta Shorts começará a ser testada na Índia e permitirá vídeos de no máximo 15 segundos

YouTube x TikTok: rede social de vídeos começa a apostar na tendência de vídeos curtos (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

YouTube x TikTok: rede social de vídeos começa a apostar na tendência de vídeos curtos (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 14 de setembro de 2020 às 16h28.

Última atualização em 14 de setembro de 2020 às 17h09.

Nesta quarta-feira, 14, o YouTube anunciou uma nova ferramenta que tem como objetivo ser uma alternativa ao TikTok e ao Instagram, que recentemente lançou a função Reels.

A ferramenta Shorts permite que o usuário grave vídeos de até 15 segundos diretamente de seu dispositivo para a rede social, e o Facebook descreveu a ferramenta como uma nova forma para criadores de conteúdo e artistas gravarem pequenos vídeos que não necessitem de muita produção.

O Shorts será testado primeiramente na Índia, e o Google reforçou que essa será apenas a versão inicial do produto. Com foco em simplicidade, o Shorts terá ferramentas como uma câmera com várias divisões, opção de escolher músicas sem sair do aplicativo e a possibilidade de escolher a velocidade de gravação, entre outras.

A expectativa é que o Shorts auxilie a aumentar a popularidade da plataforma, que hoje conta com cerca de 2 bilhões de visualizações por mês.

Por meio do blog oficial da plataforma, o vice-presidente de gestão de produto Chris Jaffe comentou que a iniciativa pretende ampliar a rede social para os novos criadores de conteúdo, que hoje estão mais focados em seus dispositivos móveis do que em equipamentos focados em produção de vídeo. "Continuaremos adicionando mais recursos e expandindo para mais países nos próximos meses, conforme aprendemos com você e ouvimos seus comentários", disse Jaffe.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o lançamento do Shorts em outros países, incluindo o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:AppsTikTokVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

Internet em qualquer lugar? Starlink, de Elon Musk, lança antena do tamanho de um laptop

Você sabe o que é telemática? Tecnologia reduziu em 40% as taxas de colisões em estradas, diz estudo

Instagram está implementando 'live' apenas para melhores amigos

Vício em TikTok? O que é 'brainrot' e por que o termo está tão em alta

Mais na Exame