Apple lança sistema que conecta iPhones e carros

O CarPlay colocará o iPhone no computador de bordo de diversos carros até o final de 2014. Fabricantes como Ferrari, Jaguar e Ford já fecharam parceria.
CarPlay: Apple anunciou integração de iPhone com computadores de bordo de automóveis (Divulgação)
CarPlay: Apple anunciou integração de iPhone com computadores de bordo de automóveis (Divulgação)
V
Victor CaputoPublicado em 03/03/2014 às 10:56.

São Paulo – Hoje, a Apple fez um importante anúncio. Não é o próximo iPhone ou o tal relógio inteligente. É o CarPlay um sistema que integrará o iPhone com computadores de bordo de automóveis.

Ele é um esforço da Apple para criar um ambiente mais íntimo para o iPhone em lugares no qual seu uso não é apropriado. De acordo com a empresa, com o CarPlay o usuário ganha uma maneira mais fácil e segura de acessar o conteúdo de seu aparelho enquanto dirige.

O novo sistema deve vir embarcado em computadores de bordo de alguns carros até o final deste ano. Com ele, será possível fazer ligações telefônicas, ler mensagens de texto, acessar o Maps, entre outras atividades. Toda a navegação será auxiliada pela Siri. A assistente virtual poderá ler mensagens em voz alta para que o motorista não desvie os olhos da estrada.

O sistema também permitirá que o usuário instale alguns aplicativos, principalmente serviços de streaming de música como o Spotify.

A Apple já divulgou uma lista de parceiros que irão adotar o CarPlay até o final de 2014. Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo serão as primeiras a disponibilizar o sistema. No futuro, outras também entrarão no grupo. Os nomes divulgados pela Apple são Ford, Chevrolet, Subaru, Kia e outras.

A Tesla, empresa de carros elétricos de Elon Musk, não aparece na lista. As negociações para adoção do CarPlay, no entanto, poderiam explicar o misterioso encontro entre o bilionário e um executivo da Apple que aconteceu ano passado.

De acordo com a empresa, para usar o sistema será preciso ter um dispositivo com iOS 7 instalado e que use a porta Lightning para carregar a bateria. Em outras palavras, os compatíveis são iPhone 5, 5s e 5c.