Tecnologia

App de funcionários da Samsung ajuda pacientes com Alzheimer

Aplicativo exibe fotos, vídeos e lembranças na tela do celular de pacientes em estágio inicial sempre que um parente ou amigo chega perto


	Memory Backup: programa funciona como um “simulador de lembranças”
 (Reprodução/INFO)

Memory Backup: programa funciona como um “simulador de lembranças” (Reprodução/INFO)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2015 às 21h19.

São Paulo - Um grupo de funcionários da Samsung na Tunísia lançou na última semana um aplicativo voltado para pessoas em estágios iniciais de Alzheimer. Chamado de Memory Backup (Backup de Memória, em tradução livre), o programa funciona como um simulador de lembranças, segundo comunicado divulgado pela empresa sul-coreana.

O aplicativo usa Bluetooth para identificar e notificar o paciente quando algum parente ou amigo chega perto, e exibe dados sobre eles na tela do celular. Fotos, vídeos e textos são mostrados de forma a tentar estimular a memória do usuário, que deve conseguir lembrar de quem está nos arredores.

Para que a ferramenta funcione, no entanto, é preciso tê-la instalada nas duas pontas e que ambos os lados tenham um perfil pronto. Os arquivos que serão exibidos na tela do paciente na aproximação, por sua vez, precisam ser incluídos manualmente.

O Memory Backup teve o desenvolvimento iniciado por Azer Jaafoura e alguns de seus colegas funcionários da Samsung na Tunísia. Posteriormente, o grupo recebeu ajuda de uma agência de publicidade local e da Associação Tunisiana de Alzheimer, que ficou responsável por testar o aplicativo – e diz ter obtido bons resultados pelo estímulo de memória.

Por ora, o app tem versão apenas para Android e está disponível em inglês e francês. Não há informações sobre a inclusão de novos idiomas, mas o programa deve receber novas funções – como um localizador GPS – em breve, segundo o comunicado da empresa sul-coreana.

Confira o vídeo:

https://youtube.com/watch?v=qHJiJabtASI

Acompanhe tudo sobre:AppsApps da semanaCelularesDoençasEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMal de AlzheimerSamsungTunísia

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia