Tecnologia

Com braço forte nas academias, novo CEO da TotalPass quer mais foco nos RHs

Felipe Calbucci, que assumiu a empresa há dois meses, fala com exclusividade à EXAME sobre os próximos passos da empresa de bem-estar

Felipe Calbucci, novo CEO da TotalPass no Brasil e México (TotalPass/Divulgação)

Felipe Calbucci, novo CEO da TotalPass no Brasil e México (TotalPass/Divulgação)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter de Tecnologia e Inteligência Artificial

Publicado em 10 de abril de 2024 às 13h20.

Última atualização em 11 de abril de 2024 às 10h17.

Tudo sobreempresas-de-tecnologia
Saiba mais

O mercado de saúde e bem-estar tem testemunhado uma transformação significativa nos últimos anos, com a tecnologia desempenhando um papel central na maneira como os indivíduos acessam e se engajam com serviços de fitness e saúde mental.

Em meio ao cenário de mudanças e competição acirrada para compor o portfólio de benefícios ofertados pelos clientes, a TotalPass demonstra capacidade de emergir: a companhia registrou um crescimento de 130% no seu faturamento em 2023, na comparação com 2022. Além disso, a marca aumentou em 105% o número de usuários ativos na sua plataforma.

Hoje, são mais de 18 mil academias e estúdios parceiros em 1.200 cidades brasileiras. Há ainda outras 4 mil academias em 400 cidades no México. A proporção é bem menor em comparação ao seu maior competidor, o Gympass – que em breve passará a se chamar Wellhub e está presente em aproximadamente 50 mil academias em 11 países –, mas a empresa do grupo Bio Ritmo/Smart Fit parece estar confortável em manter o próprio ritmo. 

A expectativa é dobrar os valores em 2024, continuando em segundo lugar no mercado brasileiro. Para garantir que as anilhas não caiam da barra, uma mudança ousada  no alto comando da empresa: antes CEO, agora Diogo Corona é COO do grupo Smart Fit. Em seu lugar, Felipe Calbucci assume como novo CEO da TotalPass para o Brasil e México. Aguinaldo Júnior, que antes atuava como Country Manager, passa a exercer a função de Chief of Staff & Finance Director Latam. 

“Confesso que, para nós, a mudança [do nome do Gympass] não teve nenhum impacto imediato. Acredito que estamos na frente porque oferecemos uma solução total, que vai além das academias”, comenta Calbucci em entrevista exclusiva à EXAME. Dentro do app, além das academias, o TotalPass oferece o Total Nutri, de serviços de nutrição, e o Total Mind, de terapia. O Wellhub também oferece algo semelhante.

“Nossa estratégia para sustentar e acelerar o crescimento envolve várias iniciativas chave. Continuamos a expandir nossa rede de academias, alcançando mais cidades e tornando nossos serviços acessíveis a um número maior de pessoas”, disse o novo executivo em entrevista exclusiva à EXAME. “Um comparativo que sempre usamos é o iFood, que também é um app que está em todo lugar, por volta de 1.600 cidades”.

Negócios de bem-estar disparam e movimentam R$ 27 trilhões no mundo

O novo CEO da TotalPass

Felipe Calbucci, atual CEO da TotalPass, possui uma trajetória marcada pelo esporte, recursos humanos e tecnologia. Sua experiência inclui papéis importantes em empresas como a Glassdoor, onde participou da fusão com a I Love Mondays, e a Indeed, onde desempenhou um papel crucial na expansão da empresa no Brasil. 

Calbucci destaca a saúde física e mental como pilares de sua vida. Durante a pandemia, adotou práticas como terapia e meditação, e hoje não se vê vivendo sem elas. De Santos, o executivo é apaixonado por basquete e queria ser jogador profissional quando era jovem, mas teve o sonho interrompido após machucar o joelho. Fora das quadras, se formou em Publicidade e Marketing e acabou dedicando boa parte de sua carreira à área de Recursos Humanos (RH).

A experiência em RH, misturada com a paixão por um estilo saudável, fazem Calbucci parecer o executivo ideal para assumir uma empresa como a TotalPass, que precisa conquistar a área responsável pelos benefícios corporativos das empresas. “Aprendi cedo que humanos são o centro. Então, se você não entende de pessoas, você não entende de empresas, né?”, disse o executivo.

O foco na experiência do cliente é um dos pilares que Calbucci quer solidificar na TotalPass: sob sua gestão, os diretores da TotalPass vão precisar ir para a “linha de frente” pelo menos uma vez por trimestre e responder aos pedidos dos usuários finais.

“É o começo de uma ação enorme, e queremos que eventualmente todos os funcionários passem por isso”, explica. Em 2024, a empresa prevê continuar sua expansão pelo Brasil e México, focando em estratégias como melhorar a experiência do cliente e ampliar sua rede de academias. 

Uma das novas apostas de Adriano Lima: voltar ao campo para treinar executivos
Acompanhe tudo sobre:academiasGympass

Mais de Tecnologia

Professores gerados por inteligência artificial dão aulas em universidade de Hong Kong

Executiva da Baidu faz publicação polêmica no TikTok e pede demissão logo depois

Rio Grande do Sul: IA possibilita "match" entre animais desaparecidos e tutores

Com 3 milhões de ouvintes, maior podcast do Brasil é evangélico e baseado em livro best-seller

Mais na Exame