Tecnologia
Acompanhe:

Ainda mais esperto, robô da Boston Dynamics além de correr e pular, agora agarra e joga coisas

O novo vídeo da fabricante de robôs Boston Dynamics, publicado nesta quarta-feira, mostra o androide Atlas reformulado e ainda mais humano

Boston Dynamics: empresa foi comprada em 2020 pela fabricante de carros Hyundai, em um negócio avaliado em torno de 1 bilhão de dólares (Foto/Reprodução)

Boston Dynamics: empresa foi comprada em 2020 pela fabricante de carros Hyundai, em um negócio avaliado em torno de 1 bilhão de dólares (Foto/Reprodução)

A
André Lopes

18 de janeiro de 2023, 14h32

A Boston Dynamics lançou nesta quarta-feira, 18, uma nova demonstração de seu robô humanoide, Atlas. O robô já podia correr e pular em terrenos complexos, ainda que de forma pré-definida. Agora, surge com mãos funcionais, similares a garras. Com o novo mecanismo, Atlas ganha uma nova vida.

Na mais recente atualização, em vez de ser uma mula de carga, o Atlas se torna algo mais próximo de um humano, com a capacidade de pegar e largar qualquer coisa e participar de uma atividade mais ativamente.

A garra é composta por uma parte fixa, equivalente a quatro dedos da mão, e uma parte móvel, que funciona como um polegar.

A Boston Dynamics diz que elas foram projetadas para tarefas de levantamento peso e foram demonstradas pela primeira vez em um comercial do Super Bowl, onde Atlas segurava um barril sobre sua cabeça.

O Atlas da Boston Dynamic há muito tempo é a estrela de muitos vídeos virais e demonstrou com eficácia os recursos robóticos da empresa.

No pequeno mundo da robótica humanoide, poucos competidores demonstraram capacidades semelhantes ao Atlas. Apenas o Robonauta da NASA oferece garras semelhantes a mãos.