Tecnologia

120 mil europeus enviam solicitações para serem "esquecidos"

Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu no início deste ano que as pessoas têm direito de reinvidicar a sites que fornecem ferramenta de buscas


	Esquecidos: Google criou um formulário para que os cidadãos da UE possam solicitar a retirada da informação
 (Loic Venance/AFP)

Esquecidos: Google criou um formulário para que os cidadãos da UE possam solicitar a retirada da informação (Loic Venance/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 15h30.

Redação Central - O Google recebeu mais de 120 mil pedidos de cidadãos europeus que desejam exercer o chamado "direito ao esquecimento", anunciou a própria companhia em Madri, onde acontece a primeira audiência pública do conselho criada para que especialistas debatam o tema.

O Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu no início deste ano que as pessoas têm direito de ser "esquecidos" na internet, ou seja, reinvidicar a sites que fornecem ferramenta de buscas, que retirem links com informações que possam ser prejudiciais ou não são pertinentes.

Em maio, o Google criou um formulário para que os cidadãos da UE possam solicitar a retirada da informação. Até o dia 1º de setembro, a empresa americana Mountain View recebeu 120 mil solicitações referentes a 475 mil URLs, embora não tenha tornado público o número de dados apagados em seu banco.

A eliminação dos links nos resultados do buscador só se aplica a tentativa de busca feita por nome e sobrenome, não por fatos ocorridos. As empresas é que são responsáveis por avaliar se os pedidos se ajustam ao que indica a sentença da corte europeia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleInternetTecnologia da informaçãoUnião Europeia

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital