Investe no Tesouro Direto? Hoje é dia de pagar a taxa de administração

Cobrança se refere à taxa de custódia da B3 e ao serviço das corretoras. As 10 instituições que mais negociaram títulos em maio não cobram corretagem. Veja

Hoje, 1de julho, os investidores terão de pagar a taxa de administração semestral referente às suas aplicações no Tesouro Direto. Caso o valor a pagar supere 10 reais, a quantia deve estar disponível na conta da corretora usada para comprar e vender os títulos e será debitada automaticamente. No Tesouro Direto, há duas taxas. Uma é cobrada pela instituição financeira e a outra, pela B3 pelos serviços prestados.

No caso da bolsa, a taxa de custódia é de 0,25% ao ano sobre o valor dos títulos e se refere à guarda dos papéis e à divulgação de informações e saldos. Essa taxa é provisionada diariamente a partir da liquidação da operação de compra (D+1). Por isso, é cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor mantiver o título. Além disso, é cobrada até o saldo de 5 milhões de reais, o excedente a esse valor não é cobrado – desde que o dinheiro esteja todo na mesma instituição financeira.

Já a taxa cobrada pela instituição financeira é livremente acordada com o investidor. As 10 instituições que mais negociaram títudos do Tesouro Direto, em maio, não cobram taxa. Veja abaixo o ranking:

Instituição
Rico Investimentos
Easynvest 
XP Investimentos
Modal
BB Investimento 
Clear 
Itaú
Santander 
Inter
Caixa

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicasLançado em 2002, o programa permite aplicações a partir de 30 reais.

Em maio – último dado disponível –, 247.419 novos participantes se cadastraram no Tesouro Direto. Com isso, o número total de investidores cadastrados superou 7 milhões, o que representa aumento de 67,3% nos últimos 12 meses. Dentre eles, o número de investidores ativos chegou a 1,3 milhão, uma variação de 23,2% nos últimos 12 meses. 

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.