Andrea Cerqueira, VP da Microsoft Brasil: em busca da inteligência artificial acessível e pragmática
Liderança da Microsoft Brasil dedicada à agenda das PMEs, Andrea Cerqueira acredita que o robô virtual ChatGPT pode trazer ganhos de eficiência para empreendedores
Modo escuro
Andrea Cerqueira, vice-presidente da Microsoft Brasil para vendas corporativas e startups (Marcelo Justo/Divulgação)

Publicado em 22 de março de 2023, 06h00.
A terceira edição do estudo Transformação Digital para MPMEs, feito pela Microsoft e pela agência de comunicação Edelman com entrevistas online a 312 líderes de micro, pequenas e médias empresas brasileiras em novembro do ano passado, mostrou um cenário de digitalização forçada pela pandemia — e de dúvidas dos empreendedores sobre como lidar com os próximos passos dessa jornada.
Para Andrea Cerqueira, vice-presidente da Microsoft Brasil para vendas corporativas e startups, o desafio agora é ter uma jornada digital segura. Cerqueira chegou à Microsoft Brasil no ano passado, após duas décadas de experiência em outras empresas de tecnologia.
Na entrevista a seguir, ela comenta os resultados da pesquisa e os benefícios da inteligência artificial (IA), uma das principais apostas da Microsoft, que recentemente anunciou o investimento de 10 bilhões de dólares na OpenAI, desenvolvedora do robô virtual ChatGPT.
Quais foram as principais surpresas da pesquisa deste ano?
A pandemia provocou uma digitalização acelerada em negócios de pequeno porte no Brasil. As PMEs já usam tecnologia para chegar a clientes e coordenar o trabalho, que é híbrido em muitas delas. A questão agora é fazer isso com segurança. Percebemos que ataques cibernéticos estão entre as maiores preocupações das empresas.
Como evitar esse tipo de risco?
Poucas PMEs têm a tecnologia como “core” do negócio. A liderança de um negócio desse porte precisa se desdobrar com muitas coisas. A minha recomendação aos empreendedores é estarem próximos de seus parceiros de tecnologia em qualquer decisão estratégica.
A Microsoft é parceira do OpenAI, desenvolvedor do robô ChatGPT. A inteligência artificial pode ajudar as PMEs?
Queremos uma inteligência artificial acessível e com impacto pragmático para todos, inclusive para os negócios. Nossa visão é a de que um negócio não precisa ter especialistas supertécnicos para tirar vantagem do potencial da IA. Bill Gates fundou esta empresa com a visão de colocar um computador em cada residência. Agora seguimos a tradição de democratizar tecnologias.
Como a Microsoft vai colocar a IA a serviço das PMEs?
Por causa da parceria com a OpenAI, estamos agregando a IA a nossos softwares de CRM, nuvem, Teams e outros. Queremos uma tecnologia acessível e com benefícios tangíveis para o negócio. Não é mais necessário grandes orçamentos para ter um negócio híbrido, digital e seguro, com tudo o que a tecnologia fornece.
Mais digitais e aceleradas
Para as micro e pequenas empresas, a corrida para a adoção de tecnologias durante a pandemia foi positiva e trouxe ganhos de longo prazo
92% das empresas reconhecem que estão em processo de transformação digital e 98% delas reconhecem o impacto positivo desse movimento
Fonte: Pesquisa Transformação Digital para MPMEs, da Microsoft.

- (Arte/Exame)

- (Publicidade/Exame)
Créditos

Leo Branco
Editor de Negócios e CarreiraFormado pela UFSC e pós-graduado em planejamento urbano pela Poli-USP e em jornalismo econômico pela FAAP. Trabalhou como repórter na Veja, Sou Mais Eu, PME e O Globo, escrevendo sobre empreendedorismo, negócios e gestão públicaÚltimas Notícias
Pré-candidato à reeleição, prefeito de SP se define como 'verdadeiramente de centro'
Há uma semanaBrilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
Há uma semanaQuer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes
Há uma semanaBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Por que a MIGNOW se tornou a queridinha dos usuários SAP?
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais