MM 2023: depois de investir R$ 5 bi em aquisições, Votorantim Cimentos quer mais inovação
A Votorantim Cimentos tem na diversificação de negócios e de geografias a sua fortaleza
Modo escuro
Osvaldo Ayres Filho, CEO Global da Votorantim Cimentos: 50% dos resultados vêm do exterior (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 14 de setembro de 2023 às, 06h00.
Última atualização em 14 de setembro de 2023 às, 06h35.
Expandir os negócios é um dos principais objetivos da Votorantim Cimentos, de olho em um futuro mais verde e descarbonizado. Por isso, nos últimos 30 meses, investiu 5 bilhões de reais em aquisições, que miram mercados adjacentes a esse em que já atua — e no qual tem uma expertise centenária.
A trajetória da companhia de olho no futuro está estruturada em três pilares: competitividade, descarbonização, e exposição a diferentes moedas e setores. “Há 20 anos, a Votorantim Cimentos era uma empresa principalmente brasileira. Hoje, mais de 50% de nossos resultados vêm do exterior”, diz Osvaldo Ayres Filho, CEO Global da Votorantim Cimentos, à EXAME.
O DNA é de inovação: em 2022, a unidade de descarbonização transformou 1,3 milhão de toneladas de resíduos e biomassas em combustíveis alternativos nos fornos de cimento, perto da metade do que a divisão já fez de 2020 para cá.
Todo esse ecossistema encontra um ponto em comum na sustentabilidade. Em 2022, o resultado global de emissões da companhia foi de 579 quilos de CO2 por tonelada de cimento produzido, uma redução de 3% em relação ao ano de 2021. Entre 1990 e 2022, a Votorantim Cimentos reduziu em 24% as emissões de carbono.
O olhar para o futuro — sem perder de vista o presente — se traduz também em dados financeiros. Em 2022, a Votorantim Cimentos faturou 25,8 bilhões de reais, aumento de 22% sobre o ano anterior. “Os resultados de 2022 foram muito bons, e os resultados públicos acumulados de 2023 estão ainda melhores. A companhia está presente há 87 anos no país e tem firmeza de propósito numa jornada de perenidade”, afirma o CEO.

-
Créditos

Karina Souza
Repórter Exame INFormada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada pela Saint Paul, é repórter do Exame IN desde abril de 2022 e está na Exame desde 2020. Antes disso, passou por grandes agências de comunicação.Mais lidas em Revista Exame
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Huawei no Brasil: evolução na velocidade 5G
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais