Como a XP Investimentos pôs ordem no atendimento aos clientes

Um sistema de gerenciamento de relações com clientes (CRM) elevou o índice de aprovação do atendimento da XP de 26 para 79, numa escala de 0 a 100

Ao final de 2016, as diretorias comercial e de marketing da XP Investimentos, depois de ouvir seus assessores comerciais e analisar a opinião de clientes, decidiram aprimorar as técnicas de atendimento da empresa. Na época, a XP tinha nota 26 em satisfação dos clientes, numa escala que vai de 0 a 100, segundo a metodologia internacional Net Promoter Score. Um desafio recorrente era encontrar a melhor maneira de guardar as informações dos clientes e utilizá-las de forma estratégica nas conversas seguintes. Cada assessor tinha uma forma de arquivar as informações — como anotar em papel ou digitalmente — e, muitas vezes, a cada contato precisava repetir as perguntas sobre as preferências de investimento e o perfil do cliente. A situação gerava uma conversa cansativa e demorada.

Para melhorar o atendimento, a XP contratou um profissional de CRM, sistema de gestão do relacionamento com o cliente. Ele buscou o suporte técnico da empresa de tecnologia Sales Force e, atualmente, conta com um time de dez pessoas dedicadas a olhar exclusivamente as oportunidades de melhoria no atendimento. Os executivos e os assessores também passaram a realizar reuniões semanais para acompanhar os resultados. Veja o passo a passo e os resultados.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

ATENÇÃO: Mudança na sua assinatura da revista EXAME. A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos apenas uma edição por mês. Saiba mais