Brasilia - DF - Distrito Federal - Bandeira do brasil Foto: Leandro Fonseca data: 27/08/2024 (Leandro Fonseca)
Redação Exame
Publicado em 13 de novembro de 2024 às 11h00.
Nesta sexta-feira, 15 de novembro, comemora-se o Dia da Proclamação da República, um dos marcos mais significativos da história do Brasil. Este evento histórico, ocorrido em 1889, representou uma mudança fundamental na estrutura política do país, encerrando o período monárquico e instaurando o regime republicano.
O dia 15 de novembro é considerado feriado nacional em todo o país.
A decisão de emendar no feriado cabe exclusivamente a empresa. Dia 14 de novembro é considerado expediente normal de trabalho, porem pode ter folga dependendo do acordo entre patrão e empregado.
A proclamação aconteceu em 1889, resultado de um processo político e uma mobilização contra a família real portuguesa. Tudo começou com o surgimento de partidos republicanos na década de 1870. Na ocasião, a monarquia se viu enfraquecida com a força desses movimentos.
Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que resultou na deposição do imperador Dom Pedro II e na proclamação da República. Com a proclamação, o Brasil deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república, com um governo chefiado por presidentes eleitos.
O imperador D. Pedro II ainda tentou realizar um novo gabinete no mesmo dia, sem sucesso. O anúncio oficial da república foi realizado por um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio. Dois dias depois do levante, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.