Fenômeno raro de alinhamento de planetas poderá ser visto no Brasil em junho; saiba mais

Episódio é visto a cada 18 anos e poderá ser observado a olho nu
Segundo especialistas, o melhor dia para ver o fenômeno será 24 de junho (Lev Savitskiy/Getty Images)
Segundo especialistas, o melhor dia para ver o fenômeno será 24 de junho (Lev Savitskiy/Getty Images)
A
Antonio Souza

Publicado em 09/06/2022 às 13:02.

Última atualização em 09/06/2022 às 13:24.

Um fenômeno astronômico raro poderá ser visto no mês de junho. Será possível admirar a olho nu o alinhamento de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Esse acontecimento é visto uma vez a cada 18 anos, e por serem os planetas mais próximos da Terra, não será necessário utilizar binóculos ou telescópios. Caso você more em zonas rurais, a qualidade da observação será melhor, pois geralmente esses locais possuem céus mais escuros e menos poluídos.

Entre os cinco planetas, Mercúrio será o mais difícil de observar, pois ele se encontra mais próximo ao sol do que os outros astros. Apesar disso, conforme o passar do mês, ele irá se afastar gradualmente, deixando a formação dos planetas cada vez mais visível.

Quando o alinhamento dos planetas poderá ser visto?

Segundo especialistas, o melhor dia para ver o fenômeno será 24 de junho, dia em que Mercúrio estará mais longe do Sol. Para visualizar é preciso levantar 30 minutos antes do Sol nascer, e que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens.

Um dia antes, a Lua estará localizada entre Vênus e Marte, então será possível ver o alinhamento de seis corpos celestes no céu.

VEJA TAMBÉM:  Filme Adão Negro, com The Rock, tem primeiro trailer divulgado; confira