Dia da Amazônia: entenda a origem data comemorativa do dia 5 de setembro

Veja 5 curiosidades sobre a Amazônia
A Amazônia é importante fonte de biodiversidade da fauna brasileira, com cerca de 400 mamíferos e 1.300 aves em toda a região (MAURO PIMENTEL/Getty Images)
A Amazônia é importante fonte de biodiversidade da fauna brasileira, com cerca de 400 mamíferos e 1.300 aves em toda a região (MAURO PIMENTEL/Getty Images)
A
Antonio SouzaPublicado em 05/09/2022 às 00:03.

Nesta segunda-feira, 5, é comemorado o Dia da Amazônia, uma data para lembrar a importância de um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, além da maior reserva natural do planeta.

Com sete milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Amazônica é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta. Segundo a secretaria geral do WWF-Brasil, o trabalho de conservação na região, é pautado no desenvolvimento sustentável do bioma.

A Amazônia é importante fonte de biodiversidade da fauna brasileira, com cerca de 400 mamíferos e 1.300 aves em toda a região. Além disso, possuem cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, e os rios amazônicos constituem a maior bacia hidrográfica do planeta.

Qual a origem do Dia da Amazônia?

O dia 5 de setembro foi escolhido em homenagem ao Príncipe Dom Pedro II, que em 1850, decretou a criação da província do Amazonas (atual estado do Amazonas). A data foi instituída no dia 19 de dezembro de 2007, após aprovação do projeto de Lei nº 11.621.

Desmatamento na Amazônia

Um dos problemas que Amazônia sofre constantemente é o desmatamento. Com o avanço da soja e pecuária, além da extração ilegal de madeira, milhões de metros quadrados já foram desmatados para realização dessas atividades.

Segundo dados do IPAM (Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia), o desmatamento na região registrou recorde em 2022, acumulando de janeiro a junho, cerca de 3.988 km². Apesar das atividades de soja e pecuária serem importantes, esse desmatamento pode ser maléfico para as condições climáticas, pois a Amazônia é peça fundamental desse controle.

5 curiosidades sobre a Amazônia

1 - A Amazônia corresponde a 49,29% do território brasileiro.

2 - A Floresta Amazônica compõe ao todo nove estados do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso.

3 - A Amazônia é o maior bioma brasileiro, e maior bacia hidrográfica é a maior do mundo.

4 - De acordo com o Greenpeace, a cada minuto, uma área equivalente a dois campos de futebol é desmatada na Amazônia.

5 - O rio Amazonas lança ao mar aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo.

Veja também:

Para Elon Musk, o planeta precisa destas 2 coisas para sobreviver

Você pode ganhar R$ 75 mil para morar em uma ilha deslumbrante – mas este é o 'problema'