Pop

Barbie lança primeira boneca com síndrome de Down

Após décadas apresentando a Barbie branca e loira, nos últimos anos a Mattel tem intensificado seus esforços para diversificar o perfil da famosa boneca

Barbie: Mattel lançou boneca que representa uma pessoa com síndrome de Down (Mattel/Divulgação)

Barbie: Mattel lançou boneca que representa uma pessoa com síndrome de Down (Mattel/Divulgação)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 25 de abril de 2023 às 19h59.

Última atualização em 20 de julho de 2023 às 11h19.

A fabricante de brinquedos americana Mattel apresentou, nesta terça-feira, 25, uma nova Barbie que representa uma pessoa com síndrome de Down, numa tentativa de que mais crianças vejam a si próprias representadas na boneca popular.

A Exame já assistiu ao novo filme da Barbie, leia a crítica e saiba o que esperar da produção.

O novo modelo foi lançado no mercado graças a uma colaboração com a Sociedade Nacional da Síndrome de Down (NDSS, na sigla em inglês), para garantir que a boneca represente com precisão alguém com essa condição, informou a empresa.

"A Barbie tem um papel importante nas experiências de uma criança e estamos dedicados a fazer a nossa parte para contrabalançar o estigma social através da brincadeira", disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora global da Barbie e de bonecas da Mattel.

A nova Barbie já está disponível na internet e estará à venda nas lojas no verão no Hemisfério Norte.

A boneca é menor que a Barbie média, tem o tronco mais longo que o resto do corpo, as orelhas menores, o arco do nariz chato e os olhos amendoados, traços habituais nas pessoas com síndrome de Down.

Além disso, a estampa de seu vestido tem borboletas e flores amarelas e azuis, símbolos associados à conscientização sobre esta síndrome.

"Esta Barbie serve de recordatório de que nunca devemos subestimar o poder da representação", afirmou Kandi Pickard, presidenta da NDSS. "É um grande passo à frente para a inclusão e um momento que estamos comemorando".

O que é síndrome de Down?

A trissomia 21, também conhecida como síndrome de Down, é uma condição cromossômica congênita que consiste na presença de um cromossomo a mais no par 21 (de um total de 23).

Além das características físicas, provoca deficiência intelectual geralmente de leve a moderada.

Diversidade

Após décadas apresentando a Barbie branca e loira, nos últimos anos a Mattel tem intensificado seus esforços para diversificar o perfil da famosa boneca.

No começo de 2016, a empresa californiana lançou versões "redondas", "pequenas" e "altas" da Barbie; agora, tem 175 modelos diferentes.

O lançamento da nova boneca ocorre enquanto se espera a chegada aos cinemas, em julho, de um filme sobre a Barbie, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling.

Acompanhe tudo sobre:BarbieBrinquedos

Mais de Pop

Star Wars: uma franquia de filmes que virou marca — e caminha para ser um estilo de vida

Dia do Orgulho Nerd: 10 filmes para comemorar o dia da tolha; veja onde assistir

Dia do Orgulho Nerd: por que o Dia da Tolha é comemorado hoje?

Relembre o 'Super Size Me', quando Morgan Spurlock comeu apenas McDonald's por 30 dias

Mais na Exame