Exame Logo

Trunfo da pequena empresa está na vocação para mudanças

Para o especialista Kip Garland, as pequenas e médias empresas devem aproveitar melhor essa vocação. "Os empresários gastam tudo em uma idéia. Por isso a mortalidade das pequenas empresas é alta"

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Como as pequenas e médias empresas podem competir com as grandes, quando o assunto é inovação? Na opinião doamericanoKip Garland, os empreendimentos menores estão em nítida vantagemna hora de recriar modelos de negócios."As grandes empresas não sabem lidar com as incertezas", diz Garland. "As regras acabam atravancando todas as possibilidades de criação". Garlandé fundador da innovationSEED, consultoria especializada em processos de inovação. Ele veio a São Paulo para dar uma palestra na Endeavor na última quarta-feira (1º/11).Leia a entrevista concedidaa EXAME PME.

EXAME PME- Como uma pequena e média empresa pode criar um modelo de negócios inovador?

Veja também

KipGarland-U m modelo de negócio se estrutura, basicamente, em três pilares:o"o quê?" - ou seja, qual a necessidade de seu cliente, qual o benefício queeleprecisa -- o "quem" - ou seja, quem é seu público, quem é o consumidor de sua produção - e, finalmente, o"como" -qual o produto, tecnologia ou serviço vai oferecer o benefíciopara seuconsumidor. Mudando apenas um desses pilares, o plano de negócios já foi modificado, o que altera toda a rota da empresa.

PME-O senhor pode apontar algumas histórias de sucesso nessa mudança de rota?

Garland- Um caso célebre que vale a pena ser lembrado é o das Havaianas. Os chinelos eram muito mais usadospelo consumidor de baixa renda. Aí eles desenvolveram um produto colorido, divertido, que tinha a ver com a identidade cultural do Brasil. Isso mudou o "como" da equação. Mudou o conceito do produto. Automaticamente, o consumidor também mudou.

PME-A mudança de modelo de negócios não é arriscada demais para pequenas empresas?

Garland- É preciso experimentar. O grande trunfo da pequena empresa está justamente em sua vocação para mudanças. A grande empresa tem muitos recursos e poucas idéias, porque as regras atravancam o desenvolvimento. As grandes empresas não sabem lidar com incertezas. Se não fizerem focus group, análise de mercado, simplesmente estacionam. A intuição é a grande arma do pequeno empresário. Ele precisa usá-la sempre - e sem gastar muito dinheiro numa única idéia.

PME-Como gastar pouco eminovação?

Garland- Não adianta investir tudo numa única idéia, pois a possibilidade de que ela dê errado é muito grande. O ideal é que o empresário invista poucas quantias em várias tentativas de inovar. Estima-se que, para abrir uma empresa, o empreendedor tenha que ter pelo menos mil idéias, escolhas. Como saber o que é acerto e o que é erro? Testando. Você tem que criar um processo para experimentar essas mil idéias. E mais: é preciso testá-las rapidamente, porque elas podem envelhecer .

PME-O que é mais importante: uma boa idéia ou uma oportunidade?

Garland- Esperar a oportunidade do mercado é sempre um passo atrasado. Criar demanda é o verdadeiro caminho para o empresário inovador. Empresa pequena e média não deve ficar analisando tendência ou futuro. O futuro precisa ser criado.

PME-Há casos em que a idéia é tão inovadora que não encontra respaldo no mercado?

Garland- Tomemos como exemplo o Palm Top. O equipamento não vingou na sua primeira versão. No início, não houve preocupação em mostrar ao consumidor os benefícios que aquela novidade traria. Usuário não quer mais tecnologia, isso ele já tem de sobra. Ele quer é benefício. Esse é um exemplo de uma boa idéia não aproveitada, de uma criação inovadora que não desenvolveu seu próprio mercado.

PME-Quais os erros mais comuns do empreendedor inovador?

Garland- O empreendedor tem o hábito de achar que sua escolha é a mais acertada, e que os fatos, cedo ou tarde, confirmarão sua hipótese. Por isso que eu insisto na necessidade de variar os riscos durante o processo de inovação. Os empresários gastam tudo que tem em uma idéia só. Por isso a mortalidade das pequenas empresas é tão alta.

Acompanhe tudo sobre:[]
exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame