PME

Seu negócio deveria estar no Snapchat? Descubra!

Com uma média de 400 milhões de snaps por dia, a rede social Snapchat ainda é uma grande plataforma para se comunicar com clientes.

Snapchat: será que o seu negócio deveria estar nesta rede social? (Carl Court/Getty Images)

Snapchat: será que o seu negócio deveria estar nesta rede social? (Carl Court/Getty Images)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 14 de setembro de 2017 às 15h00.

Última atualização em 14 de setembro de 2017 às 15h00.

Seu negócio deveria estar no Snapchat? Descubra!

Com uma média de 400 milhões de snaps por dia, a rede social Snapchat ainda é uma grande plataforma para se comunicar com clientes e atrair mais pessoas para a sua marca. Mas, será que o seu negócio deveria estar nesse canal?

A primeira análise importante para responder a essa questão é verificar em quais redes sociais está o seu público. É fundamental que você se conecte com as pessoas onde elas estão. Por isso, invista em uma pesquisa rápida, pela internet mesmo (você pode usar a versão gratuita do SurveyMonkey) ou até ao vivo, quando estiver com os clientes na loja ou por telefone. É valioso descobrir que redes sociais eles usam, se há algum horário de preferência e quais os temas de interesse (viagens, decoração, moda, pets, tecnologia, gastronomia etc.).

Com esse cenário, você poderá preparar o seu planejamento de temas, datas e horários. Lembrando sempre que é melhor compartilhar na seguinte proporção: 80% de conteúdos de interesse do cliente para 20% de posts promocionais, nos quais vai divulgar produtos, serviços e a sua marca.

Mesmo que o Snapchat não apareça nessa pesquisa, ainda assim, vale a pena testar a plataforma por cerca de três meses, para avaliar se é positiva para trazer mais reputação e audiência para a sua marca. Pode ser que você descubra que há novos potenciais clientes nesse canal. Assim, poderá trazer mais pessoas para o seu negócio.

A mesma dica vale para outras redes sociais que você ainda não use. O importante é ter um planejamento claro das postagens, usar as redes e acompanhar os resultados.

Hoje, há muitos recursos que passaram a concorrer com o Snapchat, como a função Stories, do Instagram, por exemplo, que tem números crescentes todos os dias. Por isso, avalie sempre os resultados e invista nas novidades também. Se elas derem resultado, mantenha na sua estratégia. Se os números não forem positivos, permaneça nas já consolidadas.

Mônica Lobenschuss é palestrante e fundadora da rede de franquias de mídias sociais Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre negócios digitais para pme-exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismoRedes sociaisSnapchat

Mais de PME

Mais na Exame