PME

Que gastos considerar na hora de abrir uma franquia?

O capital necessário para abrir uma franquia depende do porte, do modelo de operação, do segmento de mercado, do ponto comercial e da força da marca.


	Fazendo contas: faça plano de negócios, considerando o capital disponível e as diversas opções de franquias
 (Thinkstock)

Fazendo contas: faça plano de negócios, considerando o capital disponível e as diversas opções de franquias (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 11h32.

Quero abrir uma franquia. Quais gastos devo considerar?
Escrito por Lyana Bittencourt, especialista em franquias

Empreender fazendo parte de uma rede de franquias é considerada uma das melhores opções para o empreendedor iniciante - aquele que vai abrir um negócio pela primeira vez e que detém pouca ou nenhuma experiência em empreender.

Isso porque, ao abrir uma franquia, ele conta com o suporte da franqueadora. Portanto, terá muito mais chances de obter sucesso com o negócio. As estatísticas sobre mortalidade dos negócios independentes x os negócios de franquias comprovam isso.

Os passos para abrir uma franquia começam por uma boa reflexão sobre alguns aspectos. Por exemplo: o que se gosta de fazer, com que tipo de negócio se identifica, quanto tempo pretende se dedicar ao negócio, em que região pretende atuar e, muito importante, quanto de capital tem para investir.

O capital necessário para abrir uma franquia varia de negócio para negócio e tem uma relação direta com o porte, modelo de operação, segmento de mercado, ponto comercial necessário e a força da marca.

O valor do investimento inicial necessário, divulgado pelas empresas franqueadoras, na maioria das redes englobam valores para pagamento das seguintes contas: reforma e instalações; móveis e equipamentos; sistema de gestão informatizado; marketing e despesas de inauguração; estoque inicial - quando se tratar de franquia de varejo ou de alimentação; primeiros meses de aluguel antes da inauguração da unidade e outras despesas pré-operacionais exigidas de acordo com a particularidade de cada negócio.

Além desses valores, o empreendedor deve ainda ter capital suficiente para pagamento das luvas do ponto comercial, que é o valor pago antecipadamente para o locador para assinatura do contrato de locação. Esse investimento se faz necessário para instalação do negócio na maioria dos shoppings centers e em ruas de comércio muito valorizadas.

Outra parte do seu capital deve ser destinada para o capital de giro, o que significa ter recursos suficientes para sustentar as despesas fixas da operação até que esta comece a gerar fluxo de caixa positivo - ou seja, as receitas serem suficientes para cobrir as despesas e ainda sobrar recursos para aplicação ou reserva de capital.

A recomendação para o empreendedor que pensa em abrir uma franquia é de que se faça um bom plano de negócios, considerando o capital que tem para investir e as diversas opções de franquias que existem no mercado. Caso não tenha habilidade e conhecimento suficientes em finanças, pedir ajuda é uma atitude coerente e pode evitar equívocos na aplicação do capital.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioFranquiasOrçamento federal

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame