Quais as tendências de consumo para 2011?

Conectividade, generosidade e sustentabilidade são temas recorrentes, diz especialista

Quais as tendências de consumo para 2011?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – Na semana passada, falamos das tendências de marketing para 2011 com foco no nosso país, esta semana vamos falar de tendências de consumo para 2011 em âmbito global. Há algumas empresas que se auto-intitulam “caçadoras de tendências”, como a Trendwatching, que mensalmente divulga um relatório que pode ser acessado gratuitamente no seu site. Para 2011, a empresa identificou diversas tendências de consumo. Termos como conectividade, generosidade e sustentabilidade são recorrentes.

A fronteira entre o mundo virtual e o real está desaparecendo. E, ao contrário do que se imaginava, a tecnologia tem aproximado as pessoas no mundo real. Pesquisas indicam que aqueles que fazem uso de redes sociais virtuais têm encontrado mais os amigos “ao vivo”. Com tantos perfis que as pessoas publicam nessas redes, gera-se a expectativa de que as empresas sejam capazes de conhecer profundamente seus potenciais consumidores e entreguem soluções customizadas.

Outro ponto importante é o excesso de informação a que somos expostos diariamente num mundo tão conectado. As pessoas anseiam por soluções que ajudem a organizar esse caos. Há de um lado o consumidor mais maduro, urbano e experiente, oriundo de países desenvolvidos ou parte da elite dos demais países, e de outro o consumidor que está ingressando na economia, proveniente de países emergentes ou mesmo subdesenvolvidos.

Há claramente a oportunidade de criar produtos para a enorme parcela da população mundial que começa a ter poder de compra. São os novos consumidores que já nascem acreditando que as empresas devem ser sustentáveis. Mas, além da preocupação com a sociedade, a maioria dos consumidores busca experiências divertidas para si, e as empresas capazes de fornecê-las ganham a sua preferência.

    <h5>
        <em><strong>Daniela Khauaja</strong> é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. <br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre marketing para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em>

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.