Pequenas empresas do setor automobilístico expõem na Alemanha
A Automechanika, principal feira mundial do setor automobilístico, deve gerar cerca de 15 milhões de dólares em novos negócios para as companhias brasileiras
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A mais importante feira mundial do mercado automobilístico abriga, nesse ano, um espaço para empreendimentos brasileiros. Num estande coletivo, 30 empresas nacionais - a maioria delas pequenas e médias - estão mostrando seus produtos e serviços. A feira Automechanika, que começou hoje (12/09), em Frankfurt, Alemanha, e termina 17/09, deve gerar cerca de 15 milhões de dólares em novos negócios para as companhias do Brasil.
É a primeira vez que o Brasil reúne um grupo desse porte. Em 2004, cinco empresas expuseram no evento, e fecharam 1,5 milhões de dólares em negócios. Nesse ano, a participação das empresas de cinco estados do país foi intermediada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) - cada uma das entidades arcou com 50% dos custos. O Sindipeças selecionou as empresas.
No Brasil, o mercado de autopeças tem crescido. Segundo dados da APEX, até julho, as vendas externas brasileiras de autopeças somaram US$ 5 bilhões, com crescimento de 19,8% sobre o mesmo período de 2005.