O que os filmes do Oscar têm a ensinar para empreendedores
Cada um dos oito títulos indicados ao Oscar de melhor filme traz uma mensagem importante para empreendedores. Você sabe qual é?
Mariana Desidério
Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h19.
São Paulo – A entrega do Oscar acontece neste domingo (28) e muita gente já elegeu o seu filme preferido para levar a estatueta de melhor do ano. E se a academia de Hollywood vai escolher o melhor com base em critérios do cinema, nós aqui fizemos uma seleção com base na mensagem que os filmes trazem para quem tem o seu próprio negócio. Para isso, contamos com a ajuda de alguns empreendedores que falaram sobre o seu filme favorito na disputa. Persistência, capacidade de se reinventar num período de crise ou a habilidade de se associar para chegar a um objetivo comum -- de uma forma ou de outra, todos os oito indicados ao Oscar de melhor filme trazem temas caros para quem tem o seu próprio negócio. Portanto, navegue pelos slides acima e veja o que empreendedores podem aprender com os indicados. Estão na disputa “Brooklyn”, “Perdido em Marte”, “O Quarto de Jack”, “Spotlight: Segredos Revelados”, “Ponte dos Espiões”, “A Grande Aposta”, “O Regresso” e “Mad Max: Estrada da Fúria”.
Uma jovem que sai da sua terra natal, na Irlanda, para tentar a vida nos Estados Unidos. Esse é o mote do filme “Brooklyn”, de John Crowley. Para o empreendedor José Martinho Reis, dono da Reis Office, empresa que vende materiais de escritório, a mensagem para empreendedores é: vá atrás das oportunidades. “A oportunidade não aparece de graça e, quando aparece, é preciso agarrá-la”, afirma o empreendedor. Ele mesmo viveu uma situação parecida com a da protagonista. Aos 19 anos, saiu de sua cidade em Minas Gerais para tentar a vida em São Paulo.
Como o próprio nome diz, o filme “Perdido em Marte”, dirigido por Ridley Scott, conta a história de um astronauta que é abandonado sozinho no planeta após ser dado como morto. A partir dessa situação extrema, o personagem vivido por Matt Damon é obrigado a aprender a sobrevier neste ambiente hostil. Para João Paulo Sette, fundador da Social Comics, um serviço de assinatura de histórias em quadrinhos, o filme fala sobre uma habilidade importante para qualquer empreendedor: a capacidade de se adaptar. “Quando iniciamos a Social Comics, o mundo dos quadrinhos não era conhecido para nós. Então tivemos estudar muito, nos adaptar para aprender a viver neste ambiente”, conta Sette.
Dirigido por Lenny Abrahamson, “O Quarto de Jack” fala de um garoto e sua mãe que são mantidos em cativeiro durante anos. O tema pesado ganha um novo contorno quando eles finalmente conseguem fugir, e Jack é apresentado às maravilhas do mundo lá fora. Para Carolina D´Alençon, gerente de marketing do site de aulas particulares Me Salva!, o contato com o desconhecido muitas vezes é a chave para uma ideia de negócio. “Para empreendedores, a mensagem que fica é que com conhecimento é possível tomar decisões mais acertadas”, afirma. O próprio Me Salva! só foi criado depois que seu fundador, Miguel Andorffy, conheceu um mundo inteiramente novo no Vale do Silício.
Este filme de Thomas McCarthy retrata a história real de um grupo de jornalistas que investiga a fundo a Igreja Católica para desvendar casos de abusos de menores. Para Alessandro Visconde, CEO da iFruit, empresa de planejamento de mídia, a mensagem do filme para quem quer ter o próprio negócio é: estude (muito) sobre o setor em que você quer atuar. Segundo ele, assim como os jornalistas retratados no filme, o empreendedor deve ser incansável na busca por aprender mais sobre o seu segmento. “Vemos um monte de gente que abre um negócio sem antes estudar o mercado. Estude o seu setor”, afirma Visconde.
Em “Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, o advogado James Donovan (Tom Hanks) recebe uma tarefa ingrata em plena Guerra Fria: defender um espião soviético infiltrado nos Estados Unidos. Porém, o que parecia um fardo à primeira vista tornou-se uma oportunidade em suas mãos, usada para negociar a libertação de prisioneiros norte-americanos. Para Walter Sabino Jr. sócio-fundador do grupo de investimento Hi Partners Capital&Work, o filme mostra a importância de ter uma visão estratégica e se adiantar aos problemas. “O empreendedor tem que saber o que acontece ao seu redor para aproveitar as oportunidades e também precisa saber negociar, duas características exploradas no filme”, afirma.
Dirigido por Adam McKay, “A Grande Aposta” conta a história de investidores que previram a crise do sistema financeiro dos Estados Unidos em 2008, e tentaram lucrar com ela. É uma ótima fonte de inspiração para quem busca formas de ganhar dinheiro no atual momento econômico do país. Para Albert Deweik, fundador da empresa de relacionamento com o cliente NeoAssist, o filme mostra aos empreendedores que todo momento pode ser visto como uma oportunidade. “Todo momento de crise é de oportunidades. Para mim, o filme fala disso e da necessidade de persistência do empreendedor. A geração mais jovem de hoje é muito impaciente”, afirma.
Dirigido por Alejandro González Iñárritu, “O Regresso” é sem dúvida um filme sobre a superação de obstáculos. Na trama, o personagem Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é deixado à beira da morte por um parceiro de caça. Apesar das adversidades, ele consegue sobreviver e vai em busca de vingança. “O filme tem muito a ver com resiliência, com resistência. Faz você pensar nas dificuldades que temos como empreendedores e em como enfrentá-las”, afirma Roberto Icizuca, diretor de criação da 01 Digital, uma desenvolvedora de aplicativos. Icizuca lembra que, assim como o protagonista do filme, a empresa sofreu um revés importante com a bolha da internet, no início dos anos 2000. “Tivemos que levantar e seguir adiante.”
Após ser capturado pelo vilão Immortan Joe, o herói solitário Mad Max conta com a ajuda de Imperatriz Furiosa para derrotar o inimigo. Dirigido por George Miller, o filme fala da importância da união para superar obstáculos num universo hostil. Para Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, a mensagem é importantíssima para empreendedores. “O filme fala de parceria, de unir habilidades complementares para conseguir atingir um objetivo. Isso tem tudo a ver com empreendedorismo. Ter sócios é uma das premissas para empresas que desejam crescer, justamente por unir diferentes perfis e habilidades em prol da mesma meta”, afirma.