Exame Logo

O que os filmes do Oscar têm a ensinar para empreendedores

Cada um dos oito títulos indicados ao Oscar de melhor filme traz uma mensagem importante para empreendedores. Você sabe qual é?

E o Oscar vai para... (Thinkstock)

Mariana Desidério

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h19.

São Paulo – A entrega do Oscar acontece neste domingo (28) e muita gente já elegeu o seu filme preferido para levar a estatueta de melhor do ano. E se a academia de Hollywood vai escolher o melhor com base em critérios do cinema, nós aqui fizemos uma seleção com base na mensagem que os filmes trazem para quem tem o seu próprio negócio. Para isso, contamos com a ajuda de alguns empreendedores que falaram sobre o seu filme favorito na disputa. Persistência, capacidade de se reinventar num período de crise ou a habilidade de se associar para chegar a um objetivo comum -- de uma forma ou de outra, todos os oito indicados ao Oscar de melhor filme trazem temas caros para quem tem o seu próprio negócio. Portanto, navegue pelos slides acima e veja o que empreendedores podem aprender com os indicados. Estão na disputa “Brooklyn”, “Perdido em Marte”, “O Quarto de Jack”, “Spotlight: Segredos Revelados”, “Ponte dos Espiões”, “A Grande Aposta”, “O Regresso” e “Mad Max: Estrada da Fúria”.
  • 2. Brooklyn

    2 /10(Reprodução)

  • Veja também

    Uma jovem que sai da sua terra natal, na Irlanda, para tentar a vida nos Estados Unidos. Esse é o mote do filme “Brooklyn”, de John Crowley. Para o empreendedor José Martinho Reis, dono da Reis Office, empresa que vende materiais de escritório, a mensagem para empreendedores é: vá atrás das oportunidades. “A oportunidade não aparece de graça e, quando aparece, é preciso agarrá-la”, afirma o empreendedor. Ele mesmo viveu uma situação parecida com a da protagonista. Aos 19 anos, saiu de sua cidade em Minas Gerais para tentar a vida em São Paulo.
  • 3. Perdido em Marte

    3 /10(Reprodução)

  • Como o próprio nome diz, o filme “Perdido em Marte”, dirigido por Ridley Scott, conta a história de um astronauta que é abandonado sozinho no planeta após ser dado como morto. A partir dessa situação extrema, o personagem vivido por Matt Damon é obrigado a aprender a sobrevier neste ambiente hostil. Para João Paulo Sette, fundador da Social Comics, um serviço de assinatura de histórias em quadrinhos, o filme fala sobre uma habilidade importante para qualquer empreendedor: a capacidade de se adaptar. “Quando iniciamos a Social Comics, o mundo dos quadrinhos não era conhecido para nós. Então tivemos estudar muito, nos adaptar para aprender a viver neste ambiente”, conta Sette.
  • 4. O Quarto de Jack

    4 /10(Reprodução)

    Dirigido por Lenny Abrahamson, “O Quarto de Jack” fala de um garoto e sua mãe que são mantidos em cativeiro durante anos. O tema pesado ganha um novo contorno quando eles finalmente conseguem fugir, e Jack é apresentado às maravilhas do mundo lá fora. Para Carolina D´Alençon, gerente de marketing do site de aulas particulares Me Salva!, o contato com o desconhecido muitas vezes é a chave para uma ideia de negócio. “Para empreendedores, a mensagem que fica é que com conhecimento é possível tomar decisões mais acertadas”, afirma. O próprio Me Salva! só foi criado depois que seu fundador, Miguel Andorffy, conheceu um mundo inteiramente novo no Vale do Silício.
  • 5. Filme Spotlight: Segredos Revelados

    5 /10(Facebook/Spotlight)

    Este filme de Thomas McCarthy retrata a história real de um grupo de jornalistas que investiga a fundo a Igreja Católica para desvendar casos de abusos de menores. Para Alessandro Visconde, CEO da iFruit, empresa de planejamento de mídia, a mensagem do filme para quem quer ter o próprio negócio é: estude (muito) sobre o setor em que você quer atuar. Segundo ele, assim como os jornalistas retratados no filme, o empreendedor deve ser incansável na busca por aprender mais sobre o seu segmento. “Vemos um monte de gente que abre um negócio sem antes estudar o mercado. Estude o seu setor”, afirma Visconde.
  • 6. Ponte dos Espiões

    6 /10(Reprodução)

    Em “Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, o advogado James Donovan (Tom Hanks) recebe uma tarefa ingrata em plena Guerra Fria: defender um espião soviético infiltrado nos Estados Unidos. Porém, o que parecia um fardo à primeira vista tornou-se uma oportunidade em suas mãos, usada para negociar a libertação de prisioneiros norte-americanos. Para Walter Sabino Jr. sócio-fundador do grupo de investimento Hi Partners Capital&Work, o filme mostra a importância de ter uma visão estratégica e se adiantar aos problemas. “O empreendedor tem que saber o que acontece ao seu redor para aproveitar as oportunidades e também precisa saber negociar, duas características exploradas no filme”, afirma.
  • 7. A Grande Aposta

    7 /10(Divulgação/Facebook)

    Dirigido por Adam McKay, “A Grande Aposta” conta a história de investidores que previram a crise do sistema financeiro dos Estados Unidos em 2008, e tentaram lucrar com ela. É uma ótima fonte de inspiração para quem busca formas de ganhar dinheiro no atual momento econômico do país. Para Albert Deweik, fundador da empresa de relacionamento com o cliente NeoAssist, o filme mostra aos empreendedores que todo momento pode ser visto como uma oportunidade. “Todo momento de crise é de oportunidades. Para mim, o filme fala disso e da necessidade de persistência do empreendedor. A geração mais jovem de hoje é muito impaciente”, afirma.
  • 8. O Regresso

    8 /10(Reprodução)

    Dirigido por Alejandro González Iñárritu, “O Regresso” é sem dúvida um filme sobre a superação de obstáculos. Na trama, o personagem Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é deixado à beira da morte por um parceiro de caça. Apesar das adversidades, ele consegue sobreviver e vai em busca de vingança. “O filme tem muito a ver com resiliência, com resistência. Faz você pensar nas dificuldades que temos como empreendedores e em como enfrentá-las”, afirma Roberto Icizuca, diretor de criação da 01 Digital, uma desenvolvedora de aplicativos. Icizuca lembra que, assim como o protagonista do filme, a empresa sofreu um revés importante com a bolha da internet, no início dos anos 2000. “Tivemos que levantar e seguir adiante.”
  • 9. Mad Max: Estrada da Fúria

    9 /10(Reprodução)

    Após ser capturado pelo vilão Immortan Joe, o herói solitário Mad Max conta com a ajuda de Imperatriz Furiosa para derrotar o inimigo. Dirigido por George Miller, o filme fala da importância da união para superar obstáculos num universo hostil. Para Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, a mensagem é importantíssima para empreendedores. “O filme fala de parceria, de unir habilidades complementares para conseguir atingir um objetivo. Isso tem tudo a ver com empreendedorismo. Ter sócios é uma das premissas para empresas que desejam crescer, justamente por unir diferentes perfis e habilidades em prol da mesma meta”, afirma.
  • 10. Gosta de cinema? Então veja se você conhece essas frases:

    10 /10(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEmpreendedoresEntretenimentoOscar

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame