Exame Logo

Número de empresas de tecnologia cresce no Brasil — elas faturam R$ 426 bi

Pesquisa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) lançada hoje, 15, mostra aumento no número de negócios tecnológicos e o cenário para empreendedores do setor

Tecnologia e empreendedorismo: estudo da ACATE mostra cenário brasileiro (Ronnie Kaufman/Getty Images)
MC

Maria Clara Dias

Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 15 de dezembro de 2021 às 10h13.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

O número de empresas de tecnologia disparou nos últimos anos e em 2020 houve um recorde de abertura e faturamento de negócios do setor, segundo dados de uma pesquisa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway. O Tech Report, estudo das duas empresas, mostra que o faturamento das empresas de tecnologia em 2020 foi de 426,9 bilhões de reais, o que equivale a 5,6% do PIB nacional.

Veja também

No total, foram 85.000 empresas de tecnologia fundadas no último ano, um salto de 55% frente a 2018 e de 25,1% frente ao resultado de 2019. Agora, o país tem cerca de 422.000 negócios tecnológicos, segundo a pesquisa. A metodologia do relatório considera companhias de hardware (indústrias de transformação), software e serviços (informação e comunicação, atividades profissionais, científicas e técnicas e outras atividades de serviços).

Onde estão os empreendedores de tecnologia do Brasil

 

Dos 426,9 bilhões de reais faturados por essas empresas em 2020, quase metade (48,4%) estão concentrados em São Paulo, estado que movimentou 206 bilhões de reais. Em seguida estão o Rio de Janeiro, com 10%, Minas Gerais, com 6,3% e Rio Grande do Sul, com 5,4% do faturamento. O montante movimentado por essas companhias é também 5,4% superior ao desempenho em 2019.

"Com a transformação digital acelerada, tivemos aumento do faturamento, abertura de empresas e colaboradores. Isso é resultado de um empreendedorismo inovador, articulações e parcerias entre entidades, empresas, Academia e Governo”, disse, em nota, Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

Empreender no mercado de tecnologia também parece ser uma atividade concentrada no estado de São Pualo. O relatório da ACATE mostra que dos 542.000 empreendedores do setor, 197.000 estão no estado. Rio de Janeiro e Minas Gerais também lideram o rankimng de estados com o maior número de empreendedores de tecnoloigia, com 50.000 e 39.000 empreendedores, respectivamente.

Santa Catarina é destaque entre os estados

Apesar de não estar entre os três estados com o maior contingente empreendedor do país, Santa Catarina teve o melhor desempenho quando o assunto é abertura de novos negócios de tecnologias. Entre 2015 e 2020 , o número de empresas do setor aumentou 63,2%, mais do que o dobro da média nacional, de 26,1%. Entre as capitais, Florianópolis tem a maior densidade de empresas de tecnologia por mil habitantes, seguida de São Paulo e Curitiba.

Fique por dentro das principais tendências do empreendedorismo brasileiro.Assine a EXAME.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasExame Hoje
exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame