Estudo vai mapear pequenas e médias de Minas Gerais
Estudos trimestrais do Sebrae medirão indicadores como faturamento, empregos, produção e uso da capacidade instalada
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h35.
Belo Horizonte - Minas Gerais terá pesquisas sobre o desempenho e as expectativas de suas micro e pequenas empresas (MPE). Os estudos realizados pelo Sebrae Minas irão substituir a Sondagem Trimestral da Indústria da Transformação e incluirá a evolução da indústria, comércio, serviços e construção civil. As pesquisas serão lançadas em fevereiro de 2011.
A metodologia das pesquisas está sendo desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
O estudo Desempenho das MPE mineiras continuará avaliando trimestralmente o faturamento, empregos, produção física, estoque, gastos com pessoal, preços dos produtos e utilização da capacidade instalada. A novidade será a participação de empresas de mais três setores da economia, a divulgação de dados por região e a inclusão de novas informações sobre o desempenho das MPE do Estado, tais como investimento, acesso ao crédito/endividamento, custos, volume de vendas e impostos pagos.
Já a pesquisa Expectativa das MPE Mineiras irá levantar as perspectivas dos empresários para o trimestre seguinte em relação à economia brasileira, ao setor de atividade no qual as empresas atuam, ao custo financeiro e operacional e aos investimentos.
As mudanças irão oferecer mais informações sobre as MPE no estado, possibilitando aos empresários avaliarem a situação da empresa em relação aos pequenos negócio e norteando as ações do Sebrae Minas para promover o desenvolvimento das MPE em Minas Gerais.
Leia mais sobre pequenas empresas .
Siga as notícias do site EXAME sobre pequenas e médias empresas no Twitter .