Empreender é o sonho da maioria dos jovens, diz pesquisa

Pesquisa da Cia de Talentos revela que ter o próprio negócio é o emprego dos sonhos de 56% dos jovens; Eike Batista é o líder mais admirado

São Paulo – Ter um negócio próprio é o sonho de maioria dos jovens brasileiros. Segundo os resultados da 11ª edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos em parceria com a Nextview People, 56% dos entrevistados disseram que em algum momento de sua carreira abrirão uma empresa.

A Petrobras lidera o ranking da pesquisa, seguida do Google e da Vale como as empresas mais desejadas para ter um emprego. Se abrir um negócio próprio fosse o nome de uma empresa, nesta edição da pesquisa, ocuparia o quarto lugar.

No ano passado, esta categoria ocupava a 102ª posição. Segundo a pesquisa, ter um negócio próprio é a uma forma de unir um bom ambiente de trabalho, realização profissional e retorno financeiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os nomes que compõem o ranking dos 10 líderes mais admirados pelos jovens brasileiros, o empresário Eike Batista foi o mais citado.

As principais justificativas para a escolha foram seu empreendedorismo e capacidade de inovar, sua clareza do que quer e de como chegar lá e suas características pessoais. Nomes como Lula, Dilma Roussef, Roberto Justus, Bernardinho, Silvio Santos e Abílio Diniz também entraram na lista.

O levantamento foi realizado entre fevereiro e maio deste ano e ouviu 46.107 jovens, estudantes e recém-formados, com idades entre 17 e 26 anos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.