Como ter um negócio mais produtivo?

Uma empresa produtiva tem todas as áreas trabalhando por um objetivo comum

Como a produtividade afeta o desempenho do seu negócio?
Respondido por Christian Barbosa, especialista em produtividade

De acordo com o dicionário Houaiss, produtividade é a capacidade de produzir. Partindo dessa definição, a produtividade está ligada a tudo o que a empresa produz. Teoricamente, quanto maior a produtividade, maior a capacidade da empresa faturar e lucrar.

Isso vale na teoria, já que a produção envolve uma série de fatores como qualidade, custo, tempo de produção e atendimento ao cliente. Por isso, em todas as áreas da empresa precisamos estabelecer altos padrões de produtividade.

Vamos pegar, por exemplo, uma empresa que tem uma excepcional capacidade de produção com altíssimo nível de qualidade. Quando um cliente tem problemas e é mal atendimento pelo SAC, a empresa pode, no médio prazo, com a velocidade das redes sociais, ter problemas de imagem que podem afetar todo seu faturamento e isso é apenas o começo da cadeia.

Uma empresa que se preocupa com a produtividade em todos os níveis consegue estabelecer um padrão de excelência que faz o cliente confiar na empresa, gerando lealdade, vendas recorrentes e, no fim, mais lucro.

Empresas improdutivas mais cedo ou mais tarde terão todo seu negócio comprometido. Por isso, se você é o gestor e tem uma área que não anda muito bem, é essencial tomar uma atitude antes que seja tarde demais.

Christian Barbosa

 

Christian Barbosa é cientista de computação e especialista em administração de tempo e produtividade.


Envie suas dúvidas com a palavra tempo no assunto da mensagem paraexamecanalpme@abril.com.br

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.