Como criar um ambiente com menos hierarquias?

Professor explica quais são as vantagens de ter um ambiente mais livre no seu negócio

Como criar um ambiente com menos hierarquias?
Respondido por Gilberto Guimarães, especialista em gestão de pessoas

As empresas atuais tem que ser mais leves, com menos níveis hierárquicos. Para conseguir essa leveza organizacional as companhias precisam concentrar o foco de atuação sobre as suas atividades mais lucrativas, sobre as tarefas-fim. Precisam automatizar suas linhas de produção e gestão e terceirizar as áreas de apoio, eliminando os níveis intermediários de supervisão e controle, pela implantação de sistemas integrados de gestão.

Estabeleça uma relação direta entre o desempenho e a produtividade de um indivíduo e os resultados obtidos. Esta vinculação direta entre atuação e resultados tem que ser refletida nos sistemas de avaliação e remuneração. As remunerações devem variar não mais apenas em função do esforço e dedicação dos funcionários, mas, sobretudo, pela obtenção de resultados.

As decisões tem que ser rápidas. O modelo decisório deve se basear no uso do conhecimento e da inteligência. Não deve mais ser mantida a estrutura clássica de subordinação, onde as pessoas eram organizadas em hierarquia, por funções.

A nova estrutura organizacional precisa incorporar flexibilidade e especialização. A organização mais adequada é muito mais a de uma orquestra sinfônica, do que a de um exército, em que o maestro lidera especialistas, define e transmite sua visão, fixa metas, mobiliza e incentiva. Ele não é nem o melhor músico, nem o pianista virtuoso.

Além disso, um novo modelo de liderança precisa ser aplicado. O novo líder já não pode mais impor suas ideias e deve influenciar e mobilizar as pessoas. Não se deve mais impor a antiga forma de gestão por números, valores e prazos, por meio de estruturas hierárquicas departamentalizadas.

O novo desafio é fazer especialistas trabalharem produtivamente em equipes montadas segundo as complementaridades e as necessidades das competências e preferências, criando espaço e condições para reter talentos, pela liberdade de atuação e pela valorização do seu conhecimento. O desafio do novo líder é encerrar o velho, fazer a "destruição criativa".

Gilberto Guimarães é professor da BSP – Business School São Paulo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.