Exame Logo

Como as redes sociais ajudaram esse bistrô a vender 4 vezes mais

Donas de um Bistrô em São paulo, mãe e filha venderam 700 marmitas em uma semana após curso sobre uso das redes sociais nos negócios.

Monique Turquetti e sua mãe Mônica Silva, donas do Café Bistrô Saborear (Ricardo Matsukawa/Jornal de Negócios do Sebrae/SP)

Mariana Desidério

Publicado em 16 de fevereiro de 2020 às 06h00.

Última atualização em 16 de fevereiro de 2020 às 06h00.

Quando começou a trabalhar com marmitas saudáveis na própria cozinha com sua mãe, em 2015, Monique Turquetti não imaginava o quanto seria difícil traçar uma estratégia certeira de vendas para fazer o negócio decolar. Entre erros e acertos, foi crescendo, abriu o Café Bistrô Saborear dois anos depois e passou a agregar valor ao que antes era apenas um serviço de produção e entrega.

Com o ponto físico na Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo, a empreendedora passou a oferecer café da manhã e almoço para trabalhadores das empresas da região e até mesmo ocupar seu espaço com pequenos eventos. “A marmita segue sendo o carro-chefe, mas hoje se completa com o bistrô. O pessoal adora, tanto que fazemos casamentos e aniversários para cerca de 60 pessoas”, comemora. Mas mesmo quando um empreendimento vai bem, sempre há espaço para melhorar.

Veja também

Em 2018, visando aproveitar o mercado aquecido com as ofertas de Black Friday, Monique criou promoções e postou nas redes sociais , além de ter enviado uma única vez as informações para seus clientes no WhatsApp. “Foi muito fraco. Praticamente não tivemos retorno. Ficamos decepcionadas”, conta. Já em 2019 o jogo virou: buscou capacitação em um curso de marketing digital no Sebrae- SP e ainda participou de uma palestra específica sobre Black Friday com a consultora Ariadne Mecate, especialista em marketing no escritório do Sebrae em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. “Com as dicas da palestra e o conhecimento do curso conseguimos vender em apenas uma semana 700 marmitas, número que normalmente vendemos em um mês.”

Monique explica que resolveu aproveitar não apenas a sexta-feira de Black Friday, mas sim a semana inteira. Montou o cardápio com preços promocionais e criou um verdadeiro relacionamento com seu público às vésperas da semana de ofertas, até mesmo contatando cada cliente individualmente pelo WhatsApp.

“Começamos a anunciar em nossas redes sociais com antecedência dessa vez. Na semana específica avisamos os clientes na segunda e ainda relembramos na sexta que seria o último dia de promoção. Tivemos muito sucesso.”

Para a consultora do Sebrae-SP Ariadne Mecate, o grande diferencial da Monique foi utilizar o cadastro de clientes em sua estratégia digital. “Ela utilizou o cadastro de clientes de uma forma inteligente, analisando o gosto de cada um e atrelando ao produto certo de uma maneira que, muitas vezes, acabava levando o consumidor a outros produtos ao mesmo tempo”, explica.

“Não adianta entrar na Black Friday sem divulgar suas ofertas da maneira correta. Além da estratégia de redes sociais e WhatsApp, Monique ainda colocou as informações dentro do ponto de venda. É um conjunto de ações que geram o resultado final positivo”, completa a especialista. Pensando em 2020, Monique almeja um crescimento de 30% no faturamento, além de inaugurar um e-commerce para as marmitas.

“Queremos também trabalhar com mais estoque e entregas mais rápidas.” Segundo Ariadne, para que o Café Bistrô Saborear alcance seu objetivo de crescimento, além de seguir fazendo o que já deu certo, precisa ainda engajar cada vez mais seu público nas redes sociais com fotos mais produzidas, stories, continuar fazendo cadastro e segmentação dos clientes, além de promover degustações no ponto de venda e aproveitar outras datas comemorativas para mais promoções. “Vai dar certo. Estamos confiantes”, finaliza Monique.

Acompanhe tudo sobre:Empreendedorismoestrategias-de-marketing

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame