Brasil tem 18,8 milhões de novos empreendedores
A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2009) apontou que a maioria dos novos empresários é jovem
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
São Paulo - A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2009), que mede o nível de empreendedorismo em 54 países, mostrou que 18,8 milhões de brasileiros estão envolvidos com empreendimentos em estágio inicial ou com menos de 42 meses. A maior parte é jovem, entre 18 e 34 anos, e abriu uma empresa para aproveitar uma oportunidade e não apenas por necessidade. A pesquisa apontou ainda que há mais mulheres do que homens à frente deste tipo de negócio.
Comparado com outros treze países do G-20, grupo que reúne as principais economias do mundo, o Brasil só perdeu para a China na quantidade de empreendedores. Em terceiro lugar ficou a Argentina, seguida dos EUA, Coréia do Sul, África do Sul, Reino Unido, Arábia Saudita, França, Alemanha, Rússia, Itália e Japão.
O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é coordenado pelo Global Entrepreneurship Research Association (GERA). No Brasil, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Sebrae lideram a pesquisa. Em 2009, foram entrevistadas 2 mil pessoas no Brasil e mais de 180 mil no mundo.