A importância dos valores
O paulistano Laércio Cosentino, de 48 anos, transformou a empresa em que começou a trabalhar como estagiário nos anos 70 na maior produtora de softwares do país, a Totvs. Para obter os recursos e a gestão necessária para traçar este caminho, foi preciso tornar o negócio transparente e consolidar seus valores. Os investimentos em boas […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O paulistano Laércio Cosentino, de 48 anos, transformou a empresa em que começou a trabalhar como estagiário nos anos 70 na maior produtora de softwares do país, a Totvs. Para obter os recursos e a gestão necessária para traçar este caminho, foi preciso tornar o negócio transparente e consolidar seus valores. Os investimentos em boas práticas de governança começaram em 1999. Desde então, a empresa recebeu sócios, aportes de fundos, tornou-se a primeira do setor a abrir o capital e adquiriu várias companhias, entre elas, uma de suas principais concorrentes, a Datasul.
Em sua palestra no Fórum Exame PME, Consentino contou quais as ações que nortearam o crescimento da Totvs. "É preciso descobrir e fundamentar os valores da companhia, sempre", diz. Essa atitude é essencial para consolidar a imagem da empresa. "O mercado deve perceber o valor de nossas empresas para tornar-se, de um lado, nossos clientes e, de outro, nossos acionistas". Em relação à busca de recursos e conhecimento, Cosentino diz que os empreendedores devem compreender cada vez mais o que significa a palavra acionista. "É preciso que o empreendedor tenha plena consciência do papel de cada um", diz. "Ele busca maximizar seu negócio, enquanto o acionista quer maximizar seu investimento". Para que esta relação possa se estabelecer, é necessário profissionalizar a empresa, saber dividir o poder e mostrar resultados, além de ter uma estratégia que faça sentido para o futuro.
+ Vídeo: Laércio Cosentino fala sobre a importância de se ter sempre um caminho alternativo