7 dicas para fazer um pitch de sucesso

Especialista fala sobre quais são os principais pontos para apresentar a sua startup

Como apresentar bem minha startup?

Respondido por Camila Farani, especialista em startups

O pitch é a hora de vender seu peixe para potenciais investidores. É um momento único e extremamente importante para o empreendedor, pois ele terá contato direto com pessoas que poderão alavancar seu negócio, bem como uma banca avaliadora e mentores.

Existem alguns quesitos marcantes que o empreendedor precisa focar antes de sua apresentação, como evitar o uso de animações e treinar o tempo para não ser longo. Além do tom de voz e da postura, o domínio do assunto é bastante importante. Se você está apresentando sua startup, precisa conhecer e entender sobre o que está falando. Para ajudá-lo a ser mais objetivo, veja as dicas a seguir.

1. Identificação do problema/solução: Descreva o problema de forma sucinta e mostre como sua ferramenta soluciona este problema.

2. Mercado: Diga qual o mercado potencial, seu tamanho local e internacional. Traga variáveis relevantes e recentes como faturamento, base de usuários e expectativas de crescimento.

3. Diferencial/Concorrência: Aqui seria um comparativo listando seus concorrentes diretos ou indiretos considerando os aspectos mais significativos e sua vantagem competitiva.

4. Modelo de Negócio: Relate de forma objetiva como será a monetização do seu negócio e como pretende fazer isso.

5. Equipe: É importante conhecer as pessoas envolvidas no projeto e quais são suas credenciais. Vale colocar os feitos marcantes e suas habilidades mais coerentes com sua posição no negócio.

6. Expectativa de crescimento/planos futuros: São as estratégias de crescimento compatíveis com a evolução do negócio, como o volume de vendas, usuários e resultados financeiros alinhados com o planejamento futuro.

7. Necessidade de capital: Valor de investimento buscado pela empresa para cobrir as despesas e determinar sua sustentabilidade por um período determinado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.