PME

5 cuidados que o empreendedor deve ter ao sair de férias

Programe-se e deixe alguém responsável pelo negócio para poder descansar de fato

Família na praia no verão (Getty Images)

Família na praia no verão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 10h24.

5 cuidados que o empreendedor deve ter ao sair de férias

Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas

Quase todo empreendedor é peça fundamental no cotidiano de sua empresa, ainda mais se ela for pequena. A grande maioria das decisões passa por ele e isso acaba tornando-o refém da própria competência.

Esta situação faz com que muitos donos de empresas fiquem anos sem tirar férias, o que acaba gerando, além do cansaço, uma dependência ainda maior da equipe. Por isso, é fundamental que o empreendedor saia de férias pelo menos uma vez por ano, por duas semanas, no mínimo. Seguem algumas dicas para que o período seja proveitoso e até instrutivo para seus funcionários.

1. Prepare-se com antecedência – Agende e se possível pague os custos (voos e hospedagem) de suas férias com pelo menos seis meses de antecedência. Além de custar mais barato, inibirá sua “tentação” de cancelar o descanso. Quanto maior o improviso, maior será a chance de desistir.

2. Eleja um substituto – É fundamental que você treine e dê autoridade a alguém de sua confiança, para gerenciar o dia a dia da empresa em sua ausência. Nada mais danoso que a falta de um líder. Delegue poderes, mas estipule claramente a autonomia que o substituto terá.

3. Resolva as pendências - Um mês antes das férias, comece a resolver as pendências mais importantes, como a decisão sobre investimentos, a demissão de algum colaborador ou uma troca de fornecedores. Não deixe para resolver os problemas em cima da hora ou durante o período de descanso.

4. Deixe um “dever de casa” – É importante fazer um follow up do que precisa ser feito em sua ausência, estipulando uma meta importante para cada pessoa estratégica. Esta tarefa individual deverá ser realizada sem sua ajuda e os resultados deverão ser mensurados em sua volta. Essa situação acaba sendo uma ótima oportunidade para estimular seus colaboradores.

5. Desligue! – Muita gente sai de férias e passa o dia todo no computador ou falando no celular e ainda avisa: “Se houver qualquer problema, me ligue”, o que significa: “estarei disponível”. Férias servem para descansar e também para treinar as pessoas a trabalhar sem você por perto. Por isso, desligue o celular, deixe uma mensagem em seu email avisando que estará fora no período, dê o nome de quem está em seu lugar e peça que só o acionem se for algo realmente urgente.

Eduardo Ferraz é especialista em gestão de pessoas, palestrante e consultor.

Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioEmpreendedoresGestão de pessoasPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame