PME

3 dicas para começar bem uma conversa com o cliente

Mario Rodrigues fala sobre como se aproximar sem ser inconveniente

Vendedora separa peça de roupa em loja do comércio do Rio de Janeiro (REUTERS/Sergio Moraes)

Vendedora separa peça de roupa em loja do comércio do Rio de Janeiro (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 10h58.

3 boas formas de começar uma conversa com o cliente

Escrito por Mario Rodrigues, especialista em vendas

A abordagem de um cliente é uma preocupação recorrente das pequenas empresas. Como se aproximar sem ser inconveniente? O comportamento do vendedor não corresponde ao do comprador. Às vezes, a maneira com que gostaria de ser tratado não é a maneira que o cliente gosta de ser tratado.

As boas estratégias podem se transformar em ruins se não houver limites. É importante perguntar, oferecer soluções adequadas, conversar e agregar valor. Mas há uma linha tênue que divide o bom atendimento do exagero, que leva ao desagrado.

1. Saiba observar: O bom vendedor sempre observa as reações do comprador, antes mesmo de abordá-lo. Comumente, as expressões corporais e faciais dizem muito. É preciso ficar atento aos detalhes e saber que cada cliente tem uma característica, uma necessidade e uma preocupação e foco.

2. Crie uma aproximação: Evite um atendimento impessoal e reativo, busque criar uma identificação com o cliente em algo que é importante para ele. Mais importante que a quantidade de pessoas atendidas por dia é o valor de cada venda e a quantidade de oportunidades convertidas em negócios.

3. Esteja preparado: Com conhecimento técnico e um bom networking, o vendedor tem condições de mapear o perfil dos consumidores e realizar um atendimento personalizado, começando bem uma conversa que o direcione às verdadeiras necessidades do cliente.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-vendas-de-pmedicas-para-seu-negocioPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame