3 estratégias práticas para falarem bem do seu negócio

O velho ditado “falem mal, mas falem de mim”, definitivamente, não é mais válido hoje.Veja então como fazer para as pessoas falarem bem da sua empresa?

3 estratégias práticas para falarem bem do seu negócio
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing digital

Aquele velho ditado “falem mal, mas falem de mim”, definitivamente, não é mais válido nos dias atuais, em que reputação é tudo e ajuda muito a vender e a ampliar os negócios. Mas como fazer as pessoas conhecerem a sua empresa e ainda falarem bem?

Este tema precisa estar na pauta permanente de todas as companhias. Uma prova disso é que toda grande empresa investe muito na construção da sua reputação, no seu posicionamento e no relacionamento com todos os stakeholders, ou seja, com os seu público de interesse: clientes, colaboradores, possíveis clientes, fornecedores, parceiros, formadores de opinião e também com a comunidade.

Essa construção de imagem positiva é permanente e não acontece do dia para a noite, mas preparamos três passos simples para que você possa estruturar o seu plano de ação hoje mesmo:

1- Cotidiano: No seu dia a dia, em todos os momentos, seja verdadeiro, honesto, positivo e transparente! Ninguém vai falar bem do seu negócio se ouvir reclamações de clientes ou funcionários nas redes sociais. E, acredite, se houver motivo, eles falarão tudo nesses canais.

2- Plano de ação: Liste os seus principais públicos e crie um plano rápido de ações semanais. Talvez possa começar com clientes, funcionários e com a comunidade.

3- Avaliação: Periodicamente, avalie os resultados, ouça a conversa das pessoas, agradeça, responda cordialmente e aprenda com esses retornos.

Como sabemos que o seu cotidiano é bem agitado e que não sobra muito tempo, para facilitar, reunimos as três principais ações para começar um relacionamento positivo com os seus públicos e levá-los a falar bem do seu negócio:

1- Para os colaboradores: se não der para falar pessoalmente, você pode ter um grupo fechado no Facebook, por exemplo, para elogiar as atitudes positivas, contar novidades antes de lançá-las, mandar mensagens de motivação e até compartilhar curiosidades da história da empresa. Hoje também há redes sociais corporativas, com ferramentas específicas para essas interações!

2- Para os clientes: invista em técnicas de encantamento e no bom atendimento, inclusive nas redes sociais. Vale a pena monitorar o que estão falando da sua marca e entrar nessa conversa. Se alguém está com uma imagem negativa sobre a sua marca, descubra o que ocorreu e tente reverter o caso. Muitas vezes uma mensagem gentil, um telefonema e até um convite para conhecer a empresa ao vivo podem mudar a percepção.

Outra ideia é prestigiar quem está falando bem, com ações de valorização. Convide os seus clientes para curtir a página e participar de promoções. Você pode fazer ações rápidas e com investimento mínimo nas redes sociais, para ampliar o seu relacionamento com as pessoas e levá-las a falar bem do seu negócio.

3- Comunidade digital: dê algo de valor para esse público, por meio das redes sociais. É uma das estratégias mais fortes para que falem bem da sua marca e também para atrair mais pessoas para a sua página. Pode ser um vídeo ou e-book ensinando a usar melhor o seu produto ou serviço, para aumentar a vida útil e evitar a manutenção, por exemplo.

Pense no seu negócio e nos problemas que ele resolve e tente levar essas soluções e dicas, gratuitamente, para o maior número possível de pessoas. Talvez você já tenha ouvido falar sobre marketing de conteúdo ou no inbound marketing, que estão muito comentados no meio digital atualmente. O fundamento dessa estratégia é exatamente dar conteúdo de valor às pessoas, para ampliar a base de interessados, criar conexão e relacionamento com essas pessoas, gerar confiança e comentários positivos, além, claro, de atrair mais vendas.

E não se esqueça que ter uma página bem cuidada, com posts todos os dias, nas principais redes sociais, é vital para qualquer negócio.

O importante é começar agora, de onde você está! Não espere o amanhã. Desafie-se a fazer três ações por semana com esse objetivo, para os seus públicos, por mais simples que sejam.

O importante é fazer, não parar, e não esquecer de responder aos comentários das pessoas. Aproveite para medir o que funciona melhor e investir mais nesse caminho. 

Mônica Lobenschuss é fundadora da franquia de mídias sociais Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre marketing e redes sociais para pme-exame@abril.com.br.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.