Fundada em 1919 por Roger Babson, a Babson College é uma das escolas de empreendedorismo mais respeitadas do mundo. O currículo que combina aulas em sala com treinamento prático em negócios e a valorização de professores com mais experiência no mercado que na academia são tradições inauguradas por Babson que seguem vivas na instituição. A faculdade oferece programas de graduação, MBAs e cursos de curta duração.
Em atividade desde 1898, a Chicago Booth, como é mais conhecida, é a segunda escola de negócios mais antiga dos Estados Unidos. A escola foi rebatizada em 2008 em homenagem ao ex-aluno David G. Booth, que doou 300 milhões de dólares à instituição. Além do campus tradicional em Chicago, a organização tem instalações em Londres e Cingapura. O corpo docente é constituído por mais 170 professores, incluindo ganhadores do prêmio Nobel.
3. 9. Ross School of Business (Michigan University - Ann Arbor)zoom_out_map
Fundada em 1924, a Ross oferece cursos de bacharelado, mestrado e doutorado, além dos programas executivos. Em 2004 a escola mudou de nome para homenagear o ex-aluno Stephen M. Ross, que fez uma doação de 100 milhões de dólares à instituição – a maior já feita à Universidade de Michigan. Entre os ex-alunos notáveis está o empreendedor em série Sam Wyly, que já vendeu startups no ramo da computação à Computer Associates e à SBC Communications.
A ética é um dos aspectos enfatizados pela Marriott School of Management (MSM), que tem afiliação à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A escola também valoriza o domínio de outros idiomas além do inglês – cerca de 75% dos alunos são bilíngües e 30% falam uma terceira língua. A instituição tem um Centro para Empreendedorismo e Tecnologia criado em homenagem ao ex-CEO da Dell, Kevin Rollins e sua esposa.
A Eller College of Management é reconhecida dentro da própria Universidade do Arizona por inovar no currículo e pela excelência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social. A escola tem cerca de 600 alunos de pós-graduação e conta com um centro de empreendedorismo em atividade desde 1984, o McGuire Center for Entrepreneurship, que oferece diversos cursos tanto eletivos quanto independentes.
Nomeada em homenagem a Holman Jesse Jones, proeminente líder civil e empresário de Houston, a escola recebeu o seu financiamento inicial em 1974 através de uma grande doação da Fundação Houston Inc., estabelecida por Jones e sua esposa. A escola oferece cursos de MBA e programas executivos livres e personalizados para empresas e indústrias. Entre os ex-alunos notáveis está Mitch Bainwol, chairman e CEO da Associação da Indústria Fonográfica Americana, a RIAA, famosa pelas campanhas contra a pirataria musical.
A Darden é conhecida por empregar um método peculiar - a escola ensina somente através dos estudos de caso, técnica adotada por algumas escolas de direito e pela Harvard Business School. O método Darden consiste em preparação intensa - por meio de trabalho individual e em grupo - e discussões aprofundadas. Entre os ex-alunos notáveis estão John D. Shafer Jr., CEO da Dunkin` Donuts, e Steven Reinemund, CEO e Chairman da PepsiCo.
8. 2º Stanford Graduate School of Businesszoom_out_map
A escola de negócios de Stanford é considerada uma das mais seletivas do mundo. A instituição oferece um MBA geral, portanto não tem cursos especializados, como finanças, marketing ou recursos humanos. A escola oferece ainda o Sloan Master´s Program, um programa de 10 meses em período integral para executivos em meio de carreira e empreendedores, além de cursos casados com outras graduações da Universidade, como Educação, Engenharia e Direito. A lista de ex-alunos famosos inclui Steve Ballmer, CEO da Microsoft – que acabou abandonando o curso.
A McCombs School of Business, conhecida simplesmente como McCombs, oferece programas de graduação, mestrado e doutorado para 6 mil alunos ao ano. Além dos ensino tradicional em sala de aula, a instituição conta com 14 centros de pesquisa colaborativa, uma competição internacional de planos de negócios e programas de educação executiva. Entre os ex-alunos notáveis estão o CEO da Heinz, William R. Johnson, e o dono dos Texas Rangers, Thomas O. Hicks.
10. 10. Universidade de Washington em St. Louiszoom_out_map
Fundada em 1917 como School of Commerce and Finance, a Olin Business School recebeu o nome atual em 1988, em homenagem ao empreendedor John M. Olin. A escola tem programas diversos, incluindo bacharelado, mestrado e MBA. Desde 2002, a instituição oferece um MBA executivo em Shanghai, em cooperação com a Universidade Fudan. Os alunos do bacharelado podem declarar sua formação em oito áreas diferentes, incluindo empreendedorismo.
Empresas como Netflix, Airbnb e Natura são conhecidas por estudarem o público e desenvolverem ações efetivas com foco no cliente. Entenda como o design thinking funciona na prática