Negócios

Warren Buffett amplia lista de possíveis sucessores para quatro

Buffett, porém, não divulga os nomes, o que aumenta a especulação sobre quem o substituirá

David Sokol, candidato à sucessão de Warren Buffet: os dois trabalham juntos há dez anos (David Yellen/EXAME.com)

David Sokol, candidato à sucessão de Warren Buffet: os dois trabalham juntos há dez anos (David Yellen/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 12h20.

São Paulo - O megainvestidor Warren Buffett acrescentou um quarto nome à lista de seus possíveis sucessores no comando de sua empresa, a Berkshire Hathaway. Embora Buffett não tenha planos imediatos de se aposentar e siga tocando seus negócios aos 80 anos, o mercado há muito especula o que acontecerá quando ele deixar o leme.

A lista de sucessores não é pública. Sabe-se apenas que Buffett a revisou. Por isso, as especulações sobre o novo candidato ao seu posto recaem sobre Matt Rose, o presidente da companhia ferroviária Burlington Northern Santa Fe. A empresa foi compra há um ano por Buffett por 26,5 bilhões de dólares.

De acordo com a imprensa internacional, pesam, a favor de Rose, sua relativa juventude – 51 anos -, além de sua experiência em administrar projetos bilionários em empresas de capital aberto.

Antes de ampliar a lista, Buffett afirmava que havia três candidatos ao seu cargo. Além de Rose, o mercado aposta em David Sokol, presidente do conselho da NetJets e da MidAmerican Energy; Ajit jain, responsável pela área de resseguros da Berkshire Hathaway; Greg Abel, presidente executivo da MidAmerican Energy; e Tony Nicely, presidente da Geico.

Quem se sentar na cadeira de Buffett terá a responsabilidade de administar um grupo de 80 empresas que, no ano passado, gerou um lucro de 13 bilhões de dólares. Os investimentos realizados foram de 6 bilhões. O portfólio total administrado por Buffett é avaliado em 158 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas americanasEmpresáriosgrandes-investidoresgestao-de-negocioswarren-buffettFinançasInvestimentos de empresasSucessãoBerkshire Hathawaysetor-financeiro

Mais de Negócios

Como um pet shop que nasceu em casa multiplicou o faturamento em mais de 10 vezes em três anos

Ele dormiu no chão da própria escola na pandemia. Hoje, fatura R$ 20 mi ensinando inglês a famosos

A franquia que vendeu 100 laboratórios em um dia e vai faturar R$ 100 milhões fora dos convênios

Flórida: por que o Sul dos EUA virou a porta de entrada para empresários brasileiros