EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
O banqueiro e político Olavo Setubal, que ocupava a presidência do Conselho de Administração do Itaú, morreu nesta quarta-feira (27/8), aos 85 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Abaixo a repercussão de sua morte.
"Olavo Setubal foi um dos grandes empreendedores brasileiros do nosso tempo. Sempre acreditou que era possível construir um futuro melhor e, neste sentido, deu uma importante contribuição ao desenvolvimento do País, especialmente na área financeira. Minhas sinceras homenagens a seus amigos e familiares." (Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil)
"Olavo Setubal marcou o cenário empresarial brasileiro com excelsa atuação. Deu importante contribuição na área política. Sua morte reaviva reflexões do lastro que engrandeceu nossa sociedade." (Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco)
" Brasil perde um grande brasileiro, mas fica um exemplo ímpar de profissionalismo, dedicação e valores éticos." (Fabio Coletti Barbosa, presidente da Febraban, da Confederação Nacional das Instituições Financeira e do Grupo Santander Brasil)
"Perdemos um dos nossos mais dignos exemplos de homem capaz de - com a mesma ética, coragem, visão empreendedora e força de trabalho -, exercer atividades e realizar projetos vencedores, beneficiando o povo e o Brasil, tanto na iniciativa privada quanto na vida pública. Olavo Setúbal deixa-nos a certeza de que o seu passado de bons exemplos não pode ser jamais esquecido." (Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP))
"Hoje, o Brasil perdeu um expoente profissional da vida política e financeira do País. Olavo Egydio Setubal exerceu papel determinante enquanto banqueiro a frente do Itaú e também como político na gestão da prefeitura de São Paulo e no governo Sarney. Setubal contribuiu muito na evolução do mercado financeiro. O vozeirão forte e frases de efeito vão ficar em nossa memória como referência de perseverança e determinação. O Grupo Santander Brasil manifesta profundo pesar pelo falecimento de Olavo Egydio Setubal e condolências à família pela perda irreparável." (Grupo Santander)
"Minha experiência com Olavo Setúbal foi limitada, mas sempre especial. Era um grande homem, cuja discreta e assertiva influência esteve sempre viva nas boas causas onde me vi envolvido na minha experiência no serviço público. Foi sempre um interlocutor importante e construtivo em questões nas quais o vi opinar. De seu ponto de observação, e participação, nada parecia lhe escapar. É uma grande perda para o país." (Gustavo Franco, sócio da Rio Bravo Investimentos)
"Olavo Setubal foi um dos pilares da geração que edificou o sistema financeiro brasileiro. Fez isso com a mesma dedicação com que se atirou às funções de homem público, seja na Prefeitura de São Paulo, seja no papel de chanceler, que exerceu no momento em que o país vivia sua reabertura política e econômica. Por isso, seu legado vai além das realizações do conglomerado Itaú, hoje muito bem administrado por sucessores que tiveram nele sua principal fonte de inspiração. Se os bancos brasileiros são vistos em todo o mundo como modelo de solidez e inovação, muito dessa reputação se deve à filosofia de trabalho do Dr. Olavo." (Pedro Moreira Salles, presidente do Unibanco)