Negócios

VCP inaugura ampliação da fábrica de Jacareí, interior de São Paulo

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) inaugurou sua fábrica ampliada de celulose em Jacareí, interior de São Paulo, nesta segunda-feira (18/8). As obras de ampliação custaram 490 milhões de dólares. A meta da empresa é elevar sua produção de celulose para 750 000 toneladas ainda este ano - o dobro do produzido em 2002. Ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) inaugurou sua fábrica ampliada de celulose em Jacareí, interior de São Paulo, nesta segunda-feira (18/8). As obras de ampliação custaram 490 milhões de dólares. A meta da empresa é elevar sua produção de celulose para 750 000 toneladas ainda este ano - o dobro do produzido em 2002. Ao final de 2004, a VCP planeja trabalhar com a capacidade máxima da unidade, atingindo 1 milhão de toneladas.

A ampliação da fábrica de Jacareí está em funcionamento desde dezembro do ano passado, mas a inauguração oficial só aconteceu agora porque, entre outros motivos, não foi possível conciliar antes as agendas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que participaram da cerimônia.

O setor de papel e celulose é um dos quais o Brasil é mais competitivo no mercado internacional. No ano passado, o país exportou 2 bilhões de dólares desses produtos, o que resultou em um saldo de 1,4 bilhão de dólares para a balança comercial.

A estratégia da VCP é se firmar como fornecedora de celulose de mercado (aquela que não é utilizada pela própria empresa para fabricar papel), especialmente para exportação. No ano passado, a VCP somou 250 milhões de dólares com a exportação da matéria-prima. Essa estratégia também pode ser constatada pela compra de 12% de sua concorrente Aracruz, a maior produtora mundial de celulose de fibra curta do mundo (bastante utilizada na fabricação de papéis sanitários, por exemplo).

No ano passado, a VCP faturou 827 milhões de dólares e registrou 132 milhões de lucro líquido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Mais na Exame