Exame Logo

Vale Cidadania - Acesita

Os funcionários de entidades assistenciais de Timóteo, cidade localizada a 180 quilômetros de Belo Horizonte, nunca participaram de tantos cursos e palestras como nos últimos dois anos. Desde que teve início o projeto Vale Cidadania, promovido pela Fundação Acesita para 41 entidades na região do Vale do Aço, coordenadores, funcionários e voluntários, num total de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Os funcionários de entidades assistenciais de Timóteo, cidade localizada a 180 quilômetros de Belo Horizonte, nunca participaram de tantos cursos e palestras como nos últimos dois anos. Desde que teve início o projeto Vale Cidadania, promovido pela Fundação Acesita para 41 entidades na região do Vale do Aço, coordenadores, funcionários e voluntários, num total de 1,2 mil pessoas, já receberam mais de 200 horas de capacitação profissional. Até o próximo ano, serão quase 350 horas.

A capacitação é apenas a primeira etapa do programa, seguida pela criação de uma central de voluntariado, o fundo de apoio a pequenos projetos, a informatização das entidades e a avaliação dos resultados.

Veja também

A idéia é deixar o amadorismo de lado em busca de melhor atendimento à comunidade, estimada em 10 mil pessoas, e de resultados mais expressivos. Faltavam conhecimentos técnicos para dirigir as entidades, estávamos sempre fazendo as coisas sem planejamento, sem seguir uma estratégia. Hoje, depois de tantos cursos, já sabemos como captar e utilizar os recursos da melhor forma , diz Maria da Conceição Dutra Reis, 50 anos, presidente da Apae de Timóteo, fundada há 16 anos e responsável pelo atendimento a 187 crianças.

É justamente esse o tema do trabalho final do Vale Cidadania: todos terão de apresentar para a fundação um plano de geração de renda. Nele, poderão aplicar boa parte dos conhecimentos adquiridos no programa. E não são só os coordenadores que têm direito de participar dos cursos de capacitação. Na maioria das vezes, são abertas duas ou três vagas por entidade, em horários variados e até mesmo em fins de semana, já que existem entidades participantes espalhadas por Minas Gerais. Sempre pedimos aos alunos do curso que passem aquilo que aprenderam para os colegas, multiplicando o aprendizado , diz Rosaly Todeschi Bandeira, diretora de ação comunitária da fundação.

O investimento no programa, com duração de três anos, foi de 2 milhões de reais, contando com os recursos do BNDES e da Fundação Interamericana. Diante da boa aceitação dos envolvidos, a idéia, claro, é planejar uma nova edição do Vale Cidadania. Entidades não faltam: na fase de divulgação do programa, 101 delas se inscreveram. É importante repassar essa experiência para outras entidades. Já percebemos que os participantes do programa estão fortalecidos, já têm um foco mais definido , diz Luiz Anibal Lima Fernandes, diretor financeiro da Acesita.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame