Exame Logo

Unibanco Ecologia - Unibanco

Encarar cada projeto como uma unidade de negócios, que precisa ser bem gerenciada e trazer resultado. É assim que funciona o programa Unibanco Ecologia, que desde 1991 patrocina as ações de pequenos grupos e entidades. As idéias partem dos próprios empreendedores: hortas comunitárias, viveiros de mudas, recuperação de rios e áreas verdes, coleta e reciclagem […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Encarar cada projeto como uma unidade de negócios, que precisa ser bem gerenciada e trazer resultado. É assim que funciona o programa Unibanco Ecologia, que desde 1991 patrocina as ações de pequenos grupos e entidades. As idéias partem dos próprios empreendedores: hortas comunitárias, viveiros de mudas, recuperação de rios e áreas verdes, coleta e reciclagem de lixo. Foram investidos, no total, 7 milhões de reais em 243 projetos, espalhados por 132 cidades brasileiras. Essas pessoas têm a capacidade de operacionalizar e conduzir os projetos. Nossa função é proporcionar os recursos que viabilizam as iniciativas tornando-as auto-sustentáveis no futuro , diz Armando Pompeu, diretor de marketing do Unibanco e responsável pelo programa. Os resultados podem ser comprovados em números: no ano passado, os 88 viveiros de mudas, presentes em 34 municípios, garantiram a produção de 4,2 milhões de plantas nativas para reflorestamento e recuperação de áreas deterioradas.

Praças e parques públicos transformam-se em salas de aula para jovens carentes como acontece desde 1996 no projeto Mudas da Cidade em Itapetininga, São Paulo. Jovens universitários contribuem para incrementar o turismo no projeto Viveiro de Orquídeas em Feira de Santana, na Bahia. Hortas comunitárias são incentivadas em escolas, instituições e creches, como a do projeto Raízes na área urbana de São Paulo. Além de fornecer frutas e legumes para consumo das 147 crianças, elas geram trabalho para idosos, que cuidam da sua manutenção.

Veja também

Um dos melhores exemplos de mobilização envolvendo empresas, escolas e condomínios, em benefício da comunidade, tem sido a coleta seletiva de material reciclável. São 39 projetos, como a Associação Reciclázaro, de São Paulo, que implementou a coleta seletiva de garrafas plásticas, antes artesanal, com equipamentos mais produtivos. Em três anos foram processadas 2 mil toneladas de embalagens plásticas, com renda revertida a 40 famílias. Todas as iniciativas práticas sempre estão vinculadas a programas de educação ambiental. Cursos e palestras de especialistas contam com material didático oferecido pelo projeto. Mais do que ensinar a tratar bem os recursos naturais, o foco dessas atividades está voltado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e multiplicar informação , diz Pompeu. Só com educação é possível garantir um futuro melhor para o planeta e para as pessoas que vivem nele.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame