Negócios

Uma questão de crença

Quem tem identidade acredita na estratégia e nos valores da empresa. Isso retém mais o funcionário do que um chefe inspirador

--- []

--- []

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Foi-se o tempo em que o funcionário passava toda a sua carreira dentro de uma empresa preocupado apenas com o salário caindo em dia na conta, sem dar atenção ao modo como ela tratava a sociedade, o meio ambiente, os clientes e os fornecedores. O mundo mudou e a relação do trabalhador com a empresa também. Para a maioria dos funcionários das 150 melhores, o que torna a sua empresa um lugar bom para trabalhar é principalmente a identificação com seus valores e com sua estratégia de negócio. Concordar com os objetivos da empresa, sentir-se participante das decisões e ter orgulho de trabalhar lá pode pesar mais na satisfação do que um bom salário ou um chefe inspirador. "Hoje as pessoas estão muito mais informadas sobre o que são e o que fazem as empresas. Elas não conseguem conviver bem no ambiente de trabalho sem conhecer e concordar com os propósitos da organização", afirma André Fischer, professor da FIA, um dos coordenadores do Guia.

O que é... identidade
Esta categoria mede as relações da pessoa com a estratégia e o negócio da empresa. É o quanto os empregados acreditam que a empresa corresponde aos seus valores pessoais e com o quanto se identificam com fatores como reconhecimento,eqüidade, aprendizado,desenvolvimento da carreira, bem-estar e conforto na empresa.

As empresas que participaram da pesquisa este ano estão gerenciando bem a identidade, conscientes disso ou não. A identidade revelou-se o ponto mais bem resolvido. Ou seja, os empregados acreditam que a cultura da organização corresponde a seus valores pessoais, a sua forma de pensar e de agir. A categoria foi, disparadamente, a que recebeu a nota mais alta dos funcionários (89,42 em 100) entre as quatro pesquisadas (as outras três são liderança, aprendizado e desenvolvimento e satisfação e motivação). Ela teve um peso de 14,1% na nota final de percepção dos colaboradores.

Mas qual é o impacto da identidade no dia-a-dia do funcionário? Ela é uma espécie de sustentação da carreira. Dificilmente um funcionário que não concorda com os valores nem se orgulha do trabalho que faz se sentirá motivado a trazer bons resultados e terá futuro dentro da empresa. A pesquisa mostrou que a identificação com o lugar onde trabalha é um fator poderoso na retenção de talentos. "O funcionário pode estar até insatisfeito com o chefe e com os colegas, ou desmotivado com o trabalho atual, mas fica porque acredita nos valores da instituição e confia na estratégia e no futuro da empresa", explica André Fischer.

As 10 melhores
1a Synteko
2a Coats - Borborema
3a São Bernardo Saúde
4a Volvo
5a Masa
6a Sfil
7a Unimed Missões
8a Zanzini
9a Kraton
10a Kaizen

Um bom exemplo de identidade bem construída -- e bem percebida -- aparece na Synteko. A fabricante de verniz para assoalhos, de Araucária, Paraná, foi a mais bem colocada na categoria identidade. Lá identidade é algo que não está apenas no papel. A cada 90 dias, os seus gestores discutem missão, visão e valores nos encontros de desenvolvimento organizacional. A empresa ainda estimula os funcionários a ajudar em creches e não diferencia contratados, estagiários e terceirizados.

Na Volvo, fabricante de veículos que tem sede em Curitiba, Paraná, é a mesma coisa. A empresa sueca ganhou fama mundial pelos seus carros altamente seguros. A sua preocupação atual é ecológica. Um dos projetos é se tornar a primeira montadora a ter fábricas livres da emissão de dióxido carbono (CO2). Na subsidiária brasileira as preocupações ambientais e sociais não são muito diferentes. Há quase 20 anos, a Volvo iniciou um programa de segurança no trânsito, que dura até hoje em várias cidades do país. Também tem uma área de preservação de 200 000 metros quadrados perto da sede. Essas e outras iniciativas repercutem muito bem entre seus quase 2 000 funcionários. Na categoria identidade, a Volvo só ganhou notas altas do seu pessoal. Foi considerada praticamente exemplar -- com notas próximas de 100 -- nas questões relativas ao tema .

Sintonia fina
O funcionário se identifica com a empresa quando:
• Conhece e concorda com os objetivos da corporação.
• Recomenda a empresa a parentes e amigos.
• Acredita que ela contribui para preservar o meio ambiente e melhorar a vida da comunidade.
Tem orgulho do lugar onde trabalha.
• Percebe que ela trata igualmente bem funcionários, clientes, fornecedores e acionistas.
• Sente-se participante das decisões que afetam a ele e ao trabalho.
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

A falta de crédito é um nó do Brasil. A Base39 quer mudar isso com IA — e já movimentou R$ 600 mi

Maior franqueado da Chiquinho Sorvetes vendeu casa e carro para empreender. Hoje lucra R$ 12 milhões

Eli Lilly estuda ampliar aplicações de Mounjaro e Zepbound para não obesos

Este negócio celebra o fim do home office e conta com influencer de franquias para chegar ao bilhão