Exame Logo

Suzano e VCP compram a Ripasa

As duas empresas continuarão atuando como concorrentes. A Ripasa deixa de ser sociedade anônima e transforma-se em unidade de produção compartilhada pela Suzano e VCP

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Suzano e a Votorantim Celulose e Papel (VCP) assinaram nesta quarta-feira (10/11) um acordo para aquisição de 59,5% do capital social da Ripasa, passando a ter, cada uma, metade das ações adquiridas. O comunicado divulgado nesta quinta-feira (11/11) informa que a Suzano e a VCP vão continuar "operando como empresas totalmente independentes e concorrentes nos seus respectivos mercados". O registro de companhia aberta da Ripasa será cancelado, e a empresa será transformada em unidade produtiva compartilhada. Suzano e VCP vão comercializar sua parcela de produção de forma independente.

Faz parte do negócio, cujo valor não foi divulgado, a totalidade das ações ordinárias e 26,3% das preferenciais. O comunicado diz também que poderá ser implementada uma reestruturação societária que permita aos acionistas minoritários da Ripasa migrar para Suzano e VCP e estima-se que a operação estará concluída no máximo em 31 de março de 2005. Segundo as empresas, a iniciativa significa "o fortalecimento do capital nacional na busca por maior competitividade global" em um setor "gerador de expressivas divisas e de importância estratégica para o país".

Veja também

A receita líquida da Suzano acumulada até setembro é de 2,071 bilhões de reais, da VCP, 2,198 bilhões e da Ripasa, 1 bilhão de reais, com vendas físicas de 459 mil toneladas de produtos (celulose, papéis para imprimir e escrever, especiais, papel-cartão e cartolinas).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame