Exame Logo

Standard & Poor;s mantém ratings da TIM Brasil

A Standard & Poors manteve estáveis os ratings das operadoras Tele Nordeste Celular e Tele Celular Sul -- ambas controladas pela italiana TIM. As empresas haviam divulgado seus resultados financeiros trimestrais no dia 5 de agosto. O rating de crédito corporativo da Tele Celular Sul foi mantido em brA-/estável e as debêntures, no valor de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Standard & Poors manteve estáveis os ratings das operadoras Tele Nordeste Celular e Tele Celular Sul -- ambas controladas pela italiana TIM. As empresas haviam divulgado seus resultados financeiros trimestrais no dia 5 de agosto.

O rating de crédito corporativo da Tele Celular Sul foi mantido em brA-/estável e as debêntures, no valor de 200 milhões de reais, ficam em brBBB+. Já a Tele Nordeste Celular teve seu rating de crédito corporativo sustentado em brBBB+/estável e as debêntures, também no valor de 200 milhões, em brBBB.

Veja também

A Standard & Poors considerou que os resultados financeiros confirmaram a estratégia das empresas de preservar a forte geração de fluxo de caixa e as margens de EBITDA. No caso da Tele Celular Sul, o relatório da Standard afirma que "a eficiência operacional da empresa é evidenciada pela manutenção de um baixo grau de inadimplência e rígidas políticas de controle de custos e despesas, resultando em uma queda significativa em seu custo para aquisição de assinante".

De acordo com o relatório, o custo de aquisição de cliente passou para 80 reais no último trimestre, contra 100 reais nos três meses anteriores e uma média de 170 reais registrada em 2001.

Em relação à tele Nordeste Celular, a Standard & Poors destaca que a operadora tem se beneficiado das dificuldades financeiras enfrentadas pela sua concorrente BCP/BSE e conseguiu reduzir as despesas de marketing -- uma das razões que explicam a forte margem de EBITDA de 48,8% apresentada no último trimeastre.

"A política adotada de conservar forte posição de caixa e de se financiar a longo prazo tem ajudado a Tele Celular Sul a passar por este momento de escassez de liquidez que, em geral, tem impactado as empresas brasileiras", afirma a Standar & Poors.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame