Negócios

South Summit Brazil 2023: abertura tem Luiza Trajano, ChatGPT e agenda ESG em alta

Em Porto Alegre, evento de inovação reúne boa parte do empresariado brasileiro e empreendedores em busca de capital e boas ideias

South Summit Brazil 2023: evento de inovação acontece em Porto Alegre (RS) (Felipe Nogs/Agência Preview/Divulgação)

South Summit Brazil 2023: evento de inovação acontece em Porto Alegre (RS) (Felipe Nogs/Agência Preview/Divulgação)

Publicado em 29 de março de 2023 às 12h29.

Última atualização em 30 de março de 2023 às 16h11.

A primeira manhã da segunda edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre, teve a presença de lideranças empresariais como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Gustavo Werneck (Gerdau) e de 20.000 pessoas, boa parte deles com alguma relação com empreendedorismo, circulando nos galpões do Cais Mauá, na orla do rio Guaíba.

Alguns dos principais momentos da abertura do evento de inovação e empreendedorismo:

Onde vai parar o ChatGPT, segundo Tânia Cosentino, da Microsoft

  • Em tempos de novas tecnologias surgindo a cada dia (a exemplo da refinada inteligência artificial ChatGPT), Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, prefere afirmar que o papel das grandes empresas é o de viabilizar a adoção de práticas sustentáveis nas pequenas empresas.
  • Na visão da executiva, a despeito das pressões por aderir a todo novo software ou ferramenta promissora, companhias precisam manter os pés no chão e focar na implementação de práticas sustentáveis e de bem-estar social para alcançarem o sucesso no longo prazo.
  • “É minha obrigação, como grande empresa, pegar pela mão as pequenas empresas que estão em torno dos nossos negócios e ajudá-las a cumprir com regulações, algo que é mais simples para as grandes”, afirmou a executiva, sobre a importância de auxiliar companhias de pequeno porte na implementação de ações sustentáveis.
  • “Não fazemos o correto apenas porque é correto”, disse. “Sabemos que as gerações futuras estarão atentas ao que fazem as empresas. E isso é fundamental”.

O que está acontecendo nos corredores

  • O South Summit está sendo realizado no Cais Mauá, uma porção de armazéns de um porto desativado a poucos metros do centro da capital gaúcha
  • As atrações do evento se dividem entre 1) palestras com lideranças empreendedores do Brasil e de fora e 2) uma feira apelidada de "Marketplace" em que startups e patrocinadores têm um lugar para expor produtos e serviços
  • Na primeira fileira da plateia de algumas das palestras esteve Jorge Gerdau Johannpeter, atual presidente do conselho da Gerdau. Com 86 anos, e ainda ativo em muitas decisões da empresa, ele é um dos maiores entusiastas do South Summit a Gerdau é uma das patrocinadoras do evento.
  • Ainda não há estimativa de público presente. A expectativa dos organizadores é de 20.000 visitantes. O alvoroço está grande. Há filas na entrada de boa parte das palestras. O trajeto do aeroporto Salgado Filho até o Cais Mauá, normalmente feito em 20 minutos, está tomando cerca de 1 hora nesta manhã.
  • Há expectativa ainda sobre o movimento de jatinhos de presidentes ou executivos de empresas e fundos interessados em bater ponto no South Summit.
  • No ano passado, na primeira edição do evento, 175 aeronaves executivas pousaram em Porto Alegre nos três dias de evento. A previsão para 2023 é esse número chegar a 250.

Movimento de público durante o South Summit Brazil 2023 (Felipe Nogs/Agência Preview/Divulgação)

O que Luiza Helena Trajano pensa sobre juros e chineses

  • "Não tem jeito de competir quando um varejista paga 37% de imposto e o outro não paga", disse Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, na abertura do South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), quando perguntada sobre como a varejista encara a concorrência de players como Shein e Shopee.
  • Numa palestra moderada por Veronica Serra (Innova Capital), Luiza Helena adiantou que varejistas brasileiros deverão começar uma campanha de marketing em breve para "conscientizar os consumidores sobre a importância de termos condições iguais de concorrência" com os chineses.
  • No papo, Luiza Helena reforçou o coro de empresários contra a política de juros do Banco Central, que manteve a taxa Selic em 13,75% em reunião na semana passada.

"Quando tem que ter juro alto? Quando tem excesso de consumo. Quem aqui está com excesso de consumo?", disse Luiza Helena, que arrancou risos e alguns aplausos da plateia de mais de 500 pessoas, a maioria empreendedores.

Como mulheres podem promover mudanças “na marra”

  • “É preciso forçar as mudanças, pois elas não acontecerão naturalmente”. A fala da empreendedora Connie Ansaldi resume a opinião da fundadora e CEO da Carnaval Art — marketplace que usa blockchain para a venda de obras de arte via NFT — sobre o protagonismo feminino nos negócios.
  • Ansaldi participou do primeiro dia do South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), em painel que discutiu a participação de mulheres em setores como finanças e tecnologia.
  • Em palestra moderada por Renata Zanuto, head de startups do Cubo Itaú, Ansaldi reforçou a importância da ousadia e das redes de apoio para ampliar o número de mulheres líderes em tecnologia e fundadoras de startups.
  • “O conselho que dou é: saiba mais e mais sobre o que você faz e não deixe que a síndrome do impostor a ataque, embora seja algo natural”, disse.
  • Luciane Dalmolin, gerente sênior de vendas da Dell, também esteve presente na palestra.
  • Em sua fala, a executiva destacou ações promovidas pela gigante de tecnologia em favor do empreendedorismo feminino e das pequenas empresas.
  • Para ela, implementar processos inovativos nas companhias começa pela mudança cultural, e deu dicas para mulheres que querem começar a trabalhar com inovação e tecnologia.

“Você deve descobrir o seu super poder. Aquilo no que você é muito bom, e usar isso a seu favor e crescimento”.

*Os jornalistas viajaram a convite do evento

VEJA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedorismoEmpreendedoresStartups

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame