Exame Logo

Sadia compra produtora de frangos de Goiás por R$ 60 milhões

Goiaves tem capacidade para processar 100.000 aves por dia

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Sadia anunciou, nesta segunda-feira (7/1), a compra da Avícola Industrial Buriti Alegre (Goiaves) por 60 milhões de reais. O valor refere-se a 100% do capital da empresa e pode ser revisto após o "due diligence" - a análise detalhada dos números da companhia.

Instalada no município goiano de Buriti Alegre, a Goiaves tem capacidade para processar 100.000 aves por dia. De acordo a Sadia, o volume deve ser ampliado para 200.000 a partir de 2009. Para isso, serão necessários investimentos de 70 milhões de reais.

Veja também

A nova controlada deve faturar, em 2008, cerca de 100 milhões de reais. Com a expansão prevista para o próximo ano, a receita deve subir para 270 milhões de reais, quando a unidade atingir sua plena capacidade de produção.

Com a Goiaves, a Sadia segue sua estratégia de apostar em aquisições pontuais, com o objetivo de completar sua linha de produtos. Durante o último encontro com a imprensa, realizado em meados de dezembro, o presidente do conselho de administração da companhia, Walter Fontana Filho, já havia descartado grandes aquisições em 2008. Segundo o empresário, o crescimento orgânico será o foco da empresa neste ano.

Uma referência para o tipo de negócio na mira da Sadia, em 2008, é a Big Foods, comprada no início do mês passado por 53,5 milhões de reais. Instalada no município paulista de Tatuí, a planta produz congelados como sanduíches prontos, pizzas e lasanhas.

A estratégia contrasta com a de sua maior rival, a Perdigão, que apresentou uma política agressiva de aquisições no ano passado. O ápice foi a compra da Eleva, terceira maior produtora de leite do país, por 1,7 bilhão de reais, no final de outubro. O negócio impulsionou o valor de mercado e o faturamento da Perdigão, ultrapassando a Sadia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame