Exame Logo

Química pessoal

Na Europa, o grupo Henkel faz parte da elite da cidadania corporativa. O desempenho é¿repetido no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Uma pequena comunidade de 200 caboclos da reserva Reca Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado, no norte de Rondônia, conseguiu superar as dificuldades de produção, logística, transporte e a instabilidade de preços e, hoje, sobrevive da atividade extrativista na Amazônia. Tira seu sustento da floresta sem devastar a mata ou derrubar árvores. Sua produção de óleos de sementes e frutos atravessa mais de 3 mil quilômetros, cruzando as rodovias dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até chegar com segurança a seu destino final, o interior de São Paulo. Com comercialização e preço garantidos.

A compradora é a Cognis, líder mundial em especialidades oleoquímicas, controlada pelo grupo alemão Henkel até o fim deste ano. (A Cognis acaba de ser vendida mundialmente a um grupo de investidores.) Mais de 800 trabalhadores de comunidades como a da reserva Reca recebem apoio e orientação técnica da empresa, com o objetivo de aprimorar a qualidade e aumentar a escala de produção. Os óleos naturais extraídos de frutos e sementes como pupunha, andiroba, castanha-do-pará, buriti e pequiá são revendidos pela Cognis para a indústria de higiene e de cosméticos.

Veja também

Seu papel nessas parcerias, no entanto, não é o de mero agente intermediário na comercialização do produto. A empresa agrega valor à produção e tem como objetivo desenvolver mercados aqui e no exterior. Meu sonho é, antes de me aposentar, daqui a quatro anos, ver uma dessas fábricas certificada, dentro dos padrões ambientais, operando na Amazônia , diz Rubens Becker, presidente da Cognis.

O projeto Óleos da Amazônia, ou Amazon Care Chemicals, marcas já registradas, é um dos inúmeros de proteção do meio ambiente financiados e monitorados pelo grupo Henkel. O investimento anual nesses programas é superior a 600 mil dólares. Com fábricas em Jacareí e Itapevi, no interior de São Paulo, e Diadema, no ABC paulista, o conglomerado é formado também pelas indústrias Henkel Loctite Adesivos, dona das marcas Super Bonder, Pritt e Tenaz, Liofol, de adesivos para laminação, e Surface Technologies Brasil, que reúne as operações de tratamento de superfícies.

Dentro e fora do Brasil, o grupo Henkel, presente em 75 países e com quase 60 mil funcionários, é reconhecido pela contribuição às questões ecológicas e sociais. As ações do grupo fazem parte do FTSE4Good, o novo índice de ações do jornal britânico Financial Times, baseado em critérios de responsabilidade social. Para integrar o índice, lançado este ano, as companhias são avaliadas segundo critérios que combinam desempenho nos negócios com atividades de cunho social e ambiental. A Henkel é uma das 17 empresas alemãs e uma das 209 européias selecionadas para fazer parte da lista.

Neste ano, o conglomerado, que comemora 125 anos de história, está investindo, no mundo, 2,5 milhões de reais no apoio a programas sociais. No Brasil, a verba destinada a 125 projetos de assistência à criança carente é de 145 mil reais. O programa, aqui, conta com a participação dos funcionários da empresa como voluntários. Um comitê especialmente formado para coordenar as atividades voluntárias acompanha os resultados das iniciativas e passa as informações à diretoria e à matriz, bem como aos funcionários, por meio de boletins internos. O presidente acompanha tudo de perto. Cuidar das questões ambiental e social é uma tradição da organização. Levamos o assunto muito a sério , diz o paraguaio descendente de alemães Klaus H. Behrens, presidente do grupo Henkel Mercosul. O coordenador da área produtiva da fábrica de Itapevi, José Roberto Lobo, sabe exatamente o alcance das palavras do presidente. Eles pegam mesmo no pé na questão ambiental , diz ele.

Por conta das comemorações de aniversário, o grupo Henkel aumentou sua participação em empreendimentos sociais. O que não quer dizer que os investimentos nesse campo sejam esporádicos. A empresa financia programas regulares voltados para a educação e a cultura. Um deles, o Saber Fazer, criado pela Henkel Loctite, recebeu neste ano uma verba de 200 mil reais. Grupos de arte-educadores apresentam workshops em escolas públicas e privadas e orientam professores a aplicar atividades alternativas dentro da sala de aula. Em Jacareí, em um sítio de 2 alqueires, arrendado por dez anos, 40 crianças de 8 a 14 anos, integrantes do programa Guri na Roça, são iniciadas na educação ambiental por meio do cultivo de uma horta. O programa inclui aulas de inglês e informática. Outro projeto é o Menor Aprendiz, em convênio com o Senai, que prepara os filhos e parentes dos funcionários da Cognis, entre 14 e 18 anos, para o mercado de trabalho.

Todos os 1 090 funcionários do grupo no Brasil têm participação nos resultados. Quem define as metas a ser atingidas, dentro do programa de participação nos lucros, é a própria equipe de trabalho , diz Katia Castro, supervisora de sistemas de qualidade da fábrica da Henkel de Diadema. Queixas ou reclamações são dirigidas ao Disque Henkel, serviço prestado por uma consultoria externa, que encaminha os problemas para a área de recursos humanos do grupo. Aqui, eles investem na formação do profissional , diz Marcelo Zanichelli, supervisor de manutenção em Itapevi. Também nos dão oportunidades de carreira e apóiam os estudos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame