Exame Logo

Portugal vai participar de projeto de carro elétrico da Renault-Nissan

EDP já participar de grupo de trabalho para estudar implantação de pontos de recarga do veículo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O projeto das montadoras Renault e Nissan para a produção em massa de carros elétricos ganhou um novo aliado. O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, deve assinar em breve um acordo para que o país participe da iniciativa. A informação é do jornal português Diário Econômico. Segundo o periódico, a EDP (Energias de Portugal) já estuda, junto com outras empresas, como implantar uma rede de pontos de recarga elétrica para o veículo.

O acordo português deve ser assinado com a Project Better Place, uma empresa sediada na Califórnia e fundada em 2007 pelo israelense Shai Agassi. O objetivo da companhia é se tornar a maior distribuidora mundial de energia elétrica para veículos. Mas, para haver rede, é necessário também haver demanda. Por isso, em janeiro, a Renault e a Nissan, ambas presididas pelo brasileiro Carlos Ghosn, aderiram ao projeto com o objetivo de produzirem veículos elétricos em massa.

Veja também

A Renault ficou incumbida de desenvolver o modelo - talvez sobre a plataforma do Logan ou do Kangoo. Já a Nissan, em parceria com a NEC, deverá criar a bateria de lítio do veículo. Estima-se que as duas empresas investirão entre 500 milhões de dólares e 1 bilhão de dólares nos próximos três anos para desenvolver o projeto.

Ainda neste ano, os protótipos devem ser apresentados. Mas a operação comercial dos carros está prevista para 2010. O governo de Israel também aderiu ao projeto. Seu papel é oferecer incentivos fiscais para a compra de carros elétricos até 2019. A Project Better Place implantará a infra-estrutura de recarga dos automóveis.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame